Polícia

Membros de facção criminosa são presos escondidos na mata

Presos integravam o bando suspeito de assaltar bancos e comércio no mês passado na Capital e no interior

A operação integrada entre Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Federal (PF) resultou na recaptura de seis foragidos da Cadeia Pública de Boa Vista (CPBV) e na morte de outros quatro, em confronto com as equipes, fato ocorrido na semana passada. Na tarde de ontem, 3, representantes da segurança pública do Estado apresentaram o balanço das ações. 

O comandante da Polícia Militar, coronel Edison Prola, disse que os foragidos recapturados estavam na região de mata, entre a Vila Félix Pinto, no Cantá, centro-leste, e a vila 55, região de Caracaraí, centro-sul. Eles foram identificados como Lauro Augusto Patrício de Lima, vulgo “Piriloco”; Juliano Mateus Vieira de Souza, conhecido vulgarmente como “Limão”; Robson Pereira Gomes, o “Robinho”. Foram presos na mata e não resistiram à aproximação policial. 

Jonildo Ramos Torres, conhecido pela alcunha de “Terrorista”, por sua vez, foi preso na manhã de ontem, na Vila do Jundiá, município de Rorainópolis, no sul do Estado. Ele tentava fugir para o Estado do Amazonas, com o apoio de um caminhoneiro e portando documentos falsos. 

Além disso, os irmãos Diego Mendes de Andrade, “DG”, e Diogo Mendes de Andrade, vulgo “Granada”, foram presos na segunda-feira, dia 1º. Diogo permanece internado no Hospital Geral de Roraima (HGR) para tratar de um ferimento causado por um tiro na perna, no dia da troca de tiros com os policiais. O ferimento infeccionou devido à falta de tratamento. 

“A gente calcula, naquele momento, em torno de dez marginais que se encontravam homiziados naquela região. Quatro morreram e o restante fugiu pela mata. As equipes dos setores operacionais e de inteligência das corporações estiveram no local durante dias, se embrenharam na mata, fizeram barreiras na região, conviveram com a população das vilas e prenderam os indivíduos. Quatro foram apresentados agora. Um está hospitalizado e outro preso em Rorainópolis”, explicou Prola. 

O caminhoneiro já é conhecido da Polícia, faz transporte de combustível pela BR-174, entre as cidades de Manaus e Boa Vista. “Esse caminhoneiro já foi investigado e é contumaz levar foragidos e marginais de facção criminosa para Manaus. O caminhão foi interceptado na barreira do Jundiá, onde o foragido foi preso e o caminhoneiro preso. Ambos foram levados para a Delegacia de Rorainópolis. A prisão deles fez com que entendêssemos a dinâmica dos assaltos e, posteriormente, o que iriam fazer com o dinheiro”, acrescentou o comandante da PM. (J.B)