Cultura

Mesários lotam Teatro Municipal para assistir “A Peça da Democracia”

Na peça, são demonstradas todas as situações, dicas e precauções necessárias para o que o mesário esteja preparado para o dia da Eleição

Numa iniciativa inédita, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) realizou nos dias 18, 19 e 20 de setembro, no Teatro Municipal, um treinamento lúdico direcionado aos mesários de Boa Vista que irão atuar nas Eleições Gerais de 2018.

Durante as três noites, aproximadamente 2.700 pessoas assistiram à uma apresentação cênica que simula diversas situações práticas que ocorrem no dia das eleições, encenada por 20 servidores da Justiça Eleitoral.

Um bêbado inconveniente, uma mulher com criança de colo, um homem com deficiência visual, um cidadão com dificuldade de mobilidade, um eleitor idoso com dificuldade de votar, uma eleitora transexual com nome social e um candidato acompanhado de seu assessor são os personagens que compõem “A peça da Democracia – A Eleição não pode parar”.

Na análise do servidor do TRE-RR e roteirista da peça, Alessandro Lima, as ações de treinamento dos mesários são atividades que muitas vezes se tornam repetitivas e cansativas.

“Este ano foi diferente. Uma iniciativa inovadora da Justiça Eleitoral roraimense transformou as velhas palestras de treinamento num grande evento que alia cultura e informação”, ressaltou.

Alessandro Lima comentou ainda que a encenação foi idealizada, roteirizada, dirigida e encenada pelos próprios servidores, que se dividiram entre as atividades de preparação logística das Eleições, e todo processo criativo que resultou no espetáculo teatral.

Na peça, são demonstradas todas as situações, dicas e precauções necessárias para o que o mesário esteja preparado para o dia da Eleição.

“Vale destacar que Boa Vista é a única capital do país em que todos os mesários terão essa oportunidade de serem preparados através de uma atividade lúdica e motivacional”, destacou Lima.

De acordo com o servidor do TRE-RR, Wanderlan Fonseca, o cenário simula uma seção de votação composta por diversos personagens como o coordenador do local de votação, os mesários, os fiscais e os eleitores.

“Essa capacitação é especifica para os 2.704 mesários que atuarão em Boa Vista, mas a intenção é estender o treinamento para os mesários do interior do Estado nas próximas eleições”, disse.

A desembargadora Tânia Vasconcelos, presidente do TRE/RR é mais uma entusiasta da iniciativa. Por solicitação dela, a Prefeitura de Boa Vista, por meio da FETEC cedeu o Teatro Municipal para a encenação.

“É um trabalho lúdico, realizado com o talento e dedicação dos nossos servidores e que logrou todos os elogios por parte de quem assistiu. É um espetáculo divertido e informativo. Só aplausos pra essa turma”.