Método da Embrapa multiplica cultivo de mandioca em Roraima - Folha de Boa Vista
PLANTIO DA MANDIOCA
Método da Embrapa multiplica cultivo de mandioca em Roraima
Por Folha Web
Em 10/06/2017 às 01:46
O pesquisador Dalton Schwengber apontou que, com o método, o agricultor tende a ter um produto mais limpo (Foto: Wenderson de Jesus)

A rama vira maniva e a maniva se torna a mandioca da próxima safra. Este é o ciclo do plantio da mandioca, uma das culturas mais exploradas pelas agriculturas familiar e indígena de Roraima. Com o intuito de ampliar a oferta de ramas e de materiais promissores para plantio em Roraima, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) está difundindo o processo de propagação rápida da mandioca, método desenvolvido pelo Centro Internacional de Agricultura Tropical (Ciat) que permite aumentar em até 100 vezes a taxa de multiplicação da raiz.

Conforme o pesquisador Dalton Schwengber, o método consiste na produção de manivas (pedaço da rama de mandioca) em estufa, possibilitando que os produtores tenham materiais de boa qualidade para plantio em um período de 35 a 45 dias. Utilizando a propagação rápida da mandioca, Schwengber apontou que é possível obter material para plantio de 1.600 covas em um período de 12 meses. Pelo método tradicional, o resultado seria de 100 a 400 covas pelo mesmo período de tempo. “O produtor tende a ter um produto mais limpo com o método”, disse.

Por ser considerada simples, a tecnologia pode estar ao alcance dos pequenos produtores e ser difundida de forma ampla. Schwengber destacou que o método já está sendo repassado aos produtores do Estado, tendo em vista que além de permitir aos agricultores ter manivas para plantio durante todo o ano, a propagação rápida da mandioca vai viabilizar a multiplicação de materiais da Embrapa que já são recomendados para cultivo no Estado.

CAPACITAÇÃO - Cerca de 20 agricultores da região do Tucano, localizada no município de Bonfim, Leste do Estado, receberam capacitação para aplicar a propagação rápida da mandioca em suas propriedades. Conforme a Embrapa, os agricultores estão iniciando um plantio de 170 hectares na região e enfrentavam dificuldades para fazer a multiplicação das novas variedades da empresa. (A.G.G)

VÍDEOS RECOMENDADOS
***

Quer o site da FolhaBV com menos anúncios?

Um jornalismo profissional com identificação e compromisso com o regional que fiscaliza o poder público, combate o autoritarismo e a corrupção, veicula notícias interessantes, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. São mais de 50 reportagens todo dia. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

ASSINE A FOLHABV
Gostou?
6
3
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!