Cotidiano

Migrantes terão aulas de português e cultura brasileira

Pastoral do Migrante da Diocese de Roraima inicia três turmas nesta semana

O projeto ‘Português para Acolhimento’, destinado a migrantes venezuelanos, abre três novas turmas nesta semana. A iniciativa é uma parceria entre o SPM (Serviço Pastoral do Migrante) da Diocese de Roraima e a UFFR (Universidade Federal de Roraima). A carga horária é de 60 horas/aulas.

Cada turma possui 30 alunos. Os conhecimentos sobre o idioma brasileiro, estão sendo repassados por professores de maneira voluntária. Ao final do curso, os participantes receberão certificação emitida pela UFRR.  

A comunidade São João Batista, no bairro Caranã, assumiu o desafio e terá duas turmas instaladas. A aula inaugural ocorre nesta quinta-feira, dia 14, a partir das 19h.

No início da semana, segunda-feira (11), O SPM iniciou uma turma no auditório da Cáritas Diocesana de Roraima. As 60 horas/aulas irão ocorrer todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h30 às 17h, localizada na avenida Nossa Senhora da Consolata, 1529, Centro, ao lado da igreja Catedral Cristo Redentor.

Segundo o secretário da Pastoral do Migrante, Eduardo Freitas, as aulas servirão para que os venezuelanos tenham conhecimentos sobre a cultura brasileira e aprendam a falar português. “Os conhecimentos também serão úteis para que possam se adequar e entender melhor as leis do país e ajudar na busca por uma colocação no mercado de trabalho”,esclareceu.

A professora voluntária, Dinací Silva de Sousa, ressaltou que as aulas serão em apenas um turno (período da tarde) no prédio da Cáritas, e que inicialmente estão participando 35 alunos migrantes, dentre eles, jovens, adultos e idosos.  “Apesar de ser apenas uma hora de aula, os alunos terão que respeitar as regras como chegar no horário, vir com roupas adequadas, ficar em silêncio e ter atenção ao aprendizado”, completou a professora.

Para a aluna migrante, Gladys Cedeño, é fundamental participar das aulas para que possa entender as leis do país e assim poder trabalhar e ter mais comodidade na comunicação do dia a dia.

De acordo com a coordenadora do SPM, irmã Valdiza Carvalho, o projeto já concluiu 18 turmas no ano passado. As aulas são totalmente gratuitas, com material didático entregue pelo SPM, entre outros materiais.

Em 2019, segundo a coordenadora, de janeiro até o presente momento, quatro turmas já estão em pleno funcionamento. “A meta é ampliar o curso aos municípios do interior do Estado, com turmas manhã, tarde e noite”, afirmou.

Na oportunidade, Valdiza adiantou que novas turmas poderão ser formadas, desde que as comunidades católicas manifestem o interesse em montar uma turma. “O SPM está aberto a novas sementes plantadas. Precisamos também que novos professores voluntários possam aderir o projeto, uma vez que são dois professores por turma”, comentou.