Cultura

Ministério da Cultura realiza seminário para gestores culturais em Boa Vista

MinC capacita em Boa Vista produtores culturais sobre leis federais de incentivo

O Ministério da Cultura (MinC) promove nesta sexta-feira, (20), em Boa Vista (RR), mais uma edição do seu Seminário de Capacitação, destinado a preparar produtores e gestores culturais para a utilização dos mecanismos de fomento disponibilizados pelo Governo Federal. O secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do MinC, José Martins, vai abrir o encontro, que ocorre das 9h30 às 18h.

Ao longo do dia, artistas, empresários, produtores e demais profissionais da área cultural de Roraima vão poder interagir com equipes do MinC em debates sobre Lei Rouanet, Lei do Audiovisual, Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e outros mecanismos de fomento.

As orientações oferecidas pelo ministério visam ampliar o alcance da política cultural e dos instrumentos que favorecem o setor. A expectativa é que o maior entendimento da comunidade cultural do estado sobre como apresentar projetos e obter linhas de financiamento gere maior adesão local aos incentivos.

Seminário

O encontro terá duração de um dia. Um técnico da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic) do MinC responsável pela gestão da Lei Rouanet explicará como funciona o principal mecanismo de fomento à cultura do País, orientando participantes e tirando dúvidas sobre apresentação de projetos.

Técnicos da Secretaria do Audiovisual (SAv) do MinC e da Agência Nacional do Cinema (Ancine) vão detalhar os editais e as linhas de financiamento disponíveis para o setor do audiovisual. Durante o seminário também serão dadas orientações a incentivadores sobre as vantagens e as formas de apoiar projetos culturais.

Boa Vista é a 24ª das 27 capitais brasileiras que receberão, até o fim de julho, as equipes do MinC com orientações sobre os mecanismos de incentivo. Já foram realizados seminários em Macapá (AP), Fortaleza (CE), Brasília (DF), João Pessoa (PB), Rio Branco (AC), Belo Horizonte (MG), Maceió (AL), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Natal (RN), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO), Porto Alegre (RS), Aracaju (SE), Palmas (TO), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Belém (PA), Manaus (AM), São Luís (MA), Teresina (PI) e Cuiabá (MT). No próximo dia 23, o encontro será sediado em Salvador (BA).

Serviço

Evento: Seminário de Capacitação MinC em Roraima          

Local: Teatro Municipal de Boa Vista – Espaço Teatro Escola (Av. Glaycon de Paiva – São Vicente)      

Data: 20 de julho de 2018 (sexta-feira)             

Horário: 9h30 às 18h