Saúde e Bem-estar

Ministério da Saúde altera prazos para a escolha de médicos

A mudança será para os dias 23 e 24 de janeiro de 2019

O Ministério da Saúde (MS) alterou o prazo de apresentação para os profissionais brasileiros formados em instituições de ensino no exterior e que não fizeram o Revalida, inscritos no Programa Mais Médicos, para os dias 23 e 24 de janeiro de 2019.

O Revalida é um exame obrigatório para exercer a profissão de médico no Brasil, voltado para quem é formado em faculdades fora do país. Em Roraima são disponibilizadas 172 vagas para o Programa Mais Médicos, e destas 72 ficaram em aberto quando Cuba decidiu retirar os profissionais que atuavam no Brasil. A decisão veio após declarações feitas pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro, que de acordo com autoridades cubanas, faziam referências em tom de ameaça à ilha caribenha.

Das vagas em aberto em Roraima, 31 foram homologadas na primeira fase, que eram destinadas a profissionais com CRM (Conselho Regional de Medicina). As 40 restantes é que poderão ser preenchidas em janeiro.

“Devido as alterações do Ministério da Saúde, os profissionais estrangeiros, formados no exterior, poderão escolher os municípios onde querem trabalhar nos dias 30 e 31 de janeiro”, explicou Ipojucan Costa, coordenador do Mais Médicos na Sesau (Secretaria Estadual de Saúde).

MAIS MÉDICOS – Criado em 2013, o Programa Mais Médicos ampliou a assistência na Atenção Básica fixando médicos nas regiões com carência de profissionais. O programa conta com 18.240 vagas em mais de 4 mil municípios e 34 DSEIs (Distritos Sanitários Especiais Indígenas), levando assistência para cerca de 63 milhões de brasileiros.

Publicidade