Política

Ministro Marcos Pereira cumpre agenda de dois dias em Roraima

Marcos Pereira é presidente licenciado do PRB será anfitrionado pelo deputado estadual e presidente do PRB em RR, Mecias de Jesus

Marcos Pereira, ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, juntamente com sua comitiva, chega à Roraima nesta quarta-feira, 09.08, onde cumprirá uma extensa agenda.

Na pauta, destaque para a Reunião Ordinária do Conselho de Administração da SUFRAMA e Lançamentos dos Programas Brasil Mais Produtivo e do Plano Nacional da Cultura Exportadora – PNCE, na quinta-feira, 10, às 9h30, no Salão Nobre do Palácio Hélio Campos.

Marcos Pereira é presidente licenciado do PRB será anfitrionado pelo deputado estadual e presidente do PRB em RR, Mecias de Jesus.
“Marcos Pereira é dos destaques da equipe do Governo Temer e dois dos importantes programas responsáveis por esse êxito serão lançados em Roraima”, disse Mecias.

O deputado federal Jhonatan de Jesus, reforça o compromisso do PRB com todos os setores da economia de Roraima. “O lançamento desses programas só vem consolidar este compromisso com o nosso estado”, afirmou.

Programas

O Programa Brasil Mais Produtivo (B+P) é uma iniciativa do governo federal que visa aumentar a produtividade em processos produtivos de empresas industriais, com a promoção de melhorias rápidas, de baixo custo e alto impacto. O Programa é coordenado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços – MDIC e realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae e apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES

PNCE

O Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) tem o objetivo de aumentar o número de empresas que operam no comércio exterior, além de promover o crescimento das exportações de produtos e serviços, com ênfase em bens manufaturados, com maior fator agregado. A meta do MDIC é instalar comitês gestores do PNCE em todos os estados brasileiros.

O PNCE é desenvolvido em cinco etapas – sensibilização, inteligência comercial, adequação de produtos e processos, promoção comercial e comercialização – que constituem a trilha da internacionalização, ou o caminho para uma empresa exportar. O programa conta com três temas transversais para o direcionamento das empresas: financiamento, qualificação e gestão.

Ação regional

O programa conta com vários apoiadores nos âmbitos regional e nacional e as parcerias são construídas de forma customizada para atender às reais necessidades de cada um dos Estados.

No geral, os comitês gestores estaduais, que acompanham o desempenho das ações, são compostos com a participação de representantes dos ministérios das Relações Exteriores (MRE); da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); do Governo do Estado; das federações das indústrias; do Sebrae; da Apex-Brasil; da ABDI; dos Correios; do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

Esses parceiros, sob a coordenação do MDIC, organizam uma agenda de ações de capacitação para as empresas, como a realização de um diagnóstico de produtos e serviços com potencial exportador, consultoria de inteligência comercial (que avalia em quais mercados aquele produto ou serviço tem potencial de venda), incentivo à participação em missões comerciais e em rodadas de negócios com compradores estrangeiros.