Cotidiano

Monitoramento nas praias é reforçado durante o verão

Para manter a segurança dos banhistas o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR), mantém uma guarnição de guarda-vidas da Companhia de Busca e Salvamento, que se revezam em dois pontos da margem do Rio Branco, na Praia Grande e Jardim das Copaíbas.

Para desenvolver o trabalho, a equipe de seis bombeiros, utiliza um barco e uma moto aquática, além de equipamentos de mergulho, flutuação e estabilização para casos de afogamento.

“Os guarda-vidas realizam trabalho de monitoramento e atendimento imediato na Praia Grande e Jardim das Copaíbas, com a verificação de possíveis situações que possam vir a colocar em risco a vida dos banhistas. As demais praias e locais de balneários do município ficam sob a responsabilidade da Defesa Civil Municipal”, explica o tenente do CMBRR, Fábio Waisman.

Conforme ele, para muitas famílias os rios e balneários são uma opção de lazer, e nesses locais acabam ingerindo bastante bebida alcoólica. ”O que as pessoas não se atentam, é que esse ato [consumo de bebida alcoólica] acaba reduzido os reflexos e coordenação motora, e os locais com água, se tornam um local extremamente perigoso”, pontuou. 

Para Janderley Klinton, frequentador da Praia Grande, os trabalhos dos salva-vidas são de extrema importância e necessidade. “Sabemos que as pessoas nem sempre tomam cuidados, ingerem muita bebida alcoólica e acabam se machucando, seja com situações de afogamento ou por trazer materiais cortantes, como vidros, que às vezes deixam pela praia. Então é importante que os bombeiros estejam próximo para fazer o monitoramento e dar esses suporte para as pessoas”, complementou.

Outra situação preocupante para os Bombeiros é a seguranças das crianças. “Muitos pais acabam levando os filhos para se divertir nas praias, porém em um momento de descuido, as crianças podem sair do campo de visão, indo em direção à água, o que pode ocasionar o afogamento. Por isso, orientamos sempre atenção redobrada por parte dos responsáveis quando estiverem com crianças, a fim de evitar afogamentos”, alertou o tenente.

ATAQUES DE PIRANHA – Waisman reforça ainda os cuidados para evitar ataques de piranhas, que têm sido frequentes nas praias de Boa Vista. “O Corpo de Bombeiros matem placas de sinalização em áreas de possível ataque de piranhas. Para evitar incidentes dessa natureza, as pessoas não devem consumir alimentos dentro da água, pois os resíduos das comidas atraem os peixes”, destacou.

Ele ressalta que em caso de urgência e emergência, em quaisquer locais de praias e balneários, a população pode acionar o Corpo de Bombeiros por meio do número 193.

COMPANHIA – A CBS (Companhia de Busca e Salvamento) do CBMRR é responsável por vários serviços na área operacional, dentre eles o resgate e captura de animais, controle de insetos (abelha), salvamento terrestre, resgate em estruturas colapsadas, buscas de perdido em matas, resgate veicular, salvamento em altura, resgate em planos elevados, serviços de guarda vidas, prevenção de afogamentos, missões de mergulho, busca de bens imersos em líquidos (rios, lagos, etc), e busca e recuperação de afogados.