Cotidiano

Moradora denuncia abandono de escola estadual

Secretaria de Educação informou que nomeação e exoneração são prerrogativas de governo

O ano letivo 2019 deve começar no próximo mês, no entanto, pais de estudantes de Santa Maria do Boiaçu, vila situada em Rorainópolis, Sul do Estado, estão enfrentando dificuldades para conseguir fazer matrículas na Escola Estadual José Bonifácio.

De acordo com uma moradora que pediu para não ser identificada, o problema começou esta semana após a demissão do funcionário responsável por receber a documentação dos alunos. Até aí, nada de anormal, se não fosse o fato do diretor não aparecer há dias na unidade.

“A escola José Bonifácio está abandonada. Queremos fazer a matrícula dos nossos filhos e não tem com quem fazer, porque o gestor não está na vila. A pessoa que estava responsável por receber a documentação dos alunos foi exonerada, e agora colocaram uma totalmente sem experiência”, disse.

A moradora contou ainda que a exoneração do funcionário se deu a pedido de um vereador do município, que “teria” influência junto à Secretaria Estadual de Educação e Desportos (Seed).

 “Esse vereador pediu a exoneração do secretário da escola, e ele teria influência na secretaria por meio de outros políticos. O fato é que todos nós estamos revoltados, porque sempre vamos lá para fazer a matrícula, a escola está sempre fechada. Isso prejudica os alunos e, querendo ou não, também pesa sobre o governo, porque entra gestão e sai gestão, a situação continua a mesma”, completou.

OUTRO LADO –  A Secretaria de Educação e Desportos informou que nomeação e exoneração são prerrogativas de governo.

“Nesse sentido, a Seed nomeou dois servidores para executar as funções na Escola Estadual José Bonifácio”, destacou, acrescentando que o ano letivo vai começar em 7 de março, “sem causar prejuízo nas matrículas da referida unidade de ensino”.

Sobre a denúncia de influência por parte de um vereador do município, a pasta não se manifestou.