Cotidiano

Moradores de Caracaraí denunciam abandono de orla municipal

Após desabamento de parte da estrutura, local ficou sem manutenção e ocasionou outros problemas como sujeira e deterioração da plataforma

Há quase dois anos, os moradores de Caracaraí não sabem o que é aproveitar o espaço da orla municipal em sua totalidade. Em 2017, parte da estrutura desabou devido à cheia do Rio Branco. Desde então, nada foi resolvido e o receio de que outros desastres ocorram no local aumenta.

Lixo, deterioração, vidros quebrados e buracos no piso são alguns dos problemas encontrados em toda a extensão da orla. A parte da plataforma, onde houve o desmoronamento, foi interditada e os moradores não podem ultrapassar a faixa. Um restaurante funcionava no local, mas desde 2015 está fechado por causa das rachaduras que já apareciam.

“A parte da plataforma está muito perigosa, toda enferrujada. Corre o risco de acontecer algum acidente ali e alguém se machucar. Onde tinha o restaurante, tem chances de desabar a qualquer momento. Diminuiu muito a quantidade de pessoas visitando a orla devido a essa precariedade que está o local”, relatou o operador de computadores Ricardo Barros.

Ele destacou que a falta de segurança é grande e relembrou o caso de uma criança que caiu da plataforma e desapareceu no Rio Branco. Para Barros, a situação se agrava à noite, pois a iluminação pública está comprometida e facilita o consumo de drogas no local.

Moradores relatam que durante período de cheia é visível possibilidade de águas levarem restante da obra (Foto: Alcir Arruda)

Já a moradora Soraia Pereira classifica a orla do município como abandonada. Segundo ela, a sujeira no ambiente impossibilita a utilização da quadra de esportes e diminui as opções de lazer na cidade.

“Lá tem muitos pombos e é uma sujeira horrível. Quando passa perto, não tem quem aguente ficar lá. O que utilizam ainda é uma parte que tem uma pizzaria, que é por trás da arquibancada, mas mesmo assim não tem manutenção”, revelou Soraia.

No período de seca do Rio Branco, a preocupação de desabar outra parte da estrutura diminui, porém, nas cheias, é visível a possibilidade das águas levarem o restante da obra. A moradora ressaltou que nenhuma ação por parte da Prefeitura de Caracaraí foi tomada para revitalizar um dos principais pontos da Cidade-Porto.

(Foto: Alcir Arruda)

“Foram lá e colocaram uma placa de interditado e ficou por isso mesmo. Antes, a gente conseguia ver bem o rio, só que pelo fato da plataforma ser feita de ferro, com o tempo foi corroendo e ficando com buracos, então, tem o risco de cair. As grades de proteção foram arrancadas também. Depois que foi inaugurada, nunca houve uma manutenção e alguém para administrar”, prosseguiu.

OCIOSIDADE – Durante o período de férias, Soraia percebe que crianças e adolescentes ficam ociosos por falta de locais para passeio e encontros.

“A gente fica numa situação de nem saber o que fazer para distrair, porque não tem como ir, é abandonado e escuro. Nasci e me criei em Caracaraí, me entristece muito ver a orla assim. Não tem opção para os jovens, muitos vivem nas drogas ou menores de idade já consomem bebida alcoólica”, lamentou.

Prefeitura prevê que revitalização ocorra este ano

Parques e quadra de esporte foram deixados de lado (Foto: Alcir Arruda)

Por telefone, a secretária de Convênios do município, Cristiane Sousa, justificou que o projeto para revitalização da orla de Caracaraí está aguardando análise na Caixa Econômica Federal e que somente após isso será possível determinar um prazo para início da reforma. Sobre a parte da estrutura que desabou em 2017, a secretária destacou que está com um processo contra a empresa executora da obra à época.

“Toda obra, depois de executada, tem cinco anos de garantia. Só que a empresa apresentou um laudo pericial contestando a culpabilidade, alegando que os motivos causados foram devidos à natureza. O município já está em fase de finalização com essa parte burocrática para apresentar para a empresa e reconstruir”, garantiu.

Como o processo ainda está em trâmite, a secretária disse que não é possível informar quando as obras vão começar, porém afirmou que a previsão é que ocorram ainda este ano.

DEFESA CIVIL – O coordenador da Defesa Civil municipal, Michael Peixoto, confirmou que a interdição continua vigente e que o órgão faz a verificação de toda extensão da orla diariamente para avaliar a possibilidade de outros desastres. Segundo ele, o nível do Rio Branco dificultou a finalização das obras do restaurante e pelo risco, também foi interditado. Durante os finais de semana, o coordenador disse que o trabalho de fiscalização é feito pela Guarda Civil Municipal.

Única delegacia de Caracaraí está com obras paradas

Além do cenário de abandono na orla da cidade, os moradores de Caracaraí denunciam uma obra parada na única delegacia do município. De acordo com eles, a paralisação teve início em outubro do ano passado e, até o momento, nenhuma outra movimentação foi vista para finalização dos trabalhos. Enquanto isso, os atendimentos à população estão sendo feitos em outro prédio.

OUTRO LADO – A Polícia Civil de Roraima (PCRR) informou, por meio de nota, que as obras da delegacia de Caracaraí não foram suspensas. Houve, de acordo com a PC, uma redução do ritmo dos trabalhos para realização de alguns ajustes necessários à sua execução.

“Os recursos necessários à conclusão da obra estão garantidos e são oriundos do Proinvest. As obras continuam e a nova delegacia deve ser concluída e inaugurada ainda no primeiro semestre de 2019”, completou a nota. (A.P.L)