Cotidiano

Moradores denunciam atraso em instalação de transformador

O serviço faz parte do programa Luz para Todos, que proporciona energia elétrica à população rural.

Moradores do município de Mucajaí, procuraram a reportagem da FolhaWeb, nesta quinta-feira, 14, para denunciar o atraso na instalação de transformador de energia, na Vicinal 1, vila Apiaú, localizada no sul do Estado. O serviço faz parte do programa Luz para Todos, que proporciona energia elétrica à população rural.

De acordo com Lúcia Vieira, moradora da região, a obra deveria ser entregue em 2018, mas devido a falta de equipamentos não foi concluída, ocasionando transtornos à população. Ela relata que os pais esperam pela instalação há quase 10 anos.

“Tem buracos no local, um risco para crianças que moram próximo a obra. Meus pais estão há 10 anos esperando essa energia. A fiação foi instalada ano passado, mas em janeiro deste ano devido a falta de transformador algumas casas ficaram sem o serviço”, afirma.

Ainda conforme Lúcia, a Prefeitura do município também esteve no local mas não deu informações e esclarecimentos sobre o assunto. “A população quer uma explicação, minha mãe é uma das agricultoras que estão prejudicadas sem a energia, ela é uma senhora e anda mais de 6 quilômetros para colocar alimentos na geladeira dos vizinhos. Meus pais precisam desse serviço, são pessoas de idade”, disse.

Luz para todos

O Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso de Energia Elétrica, o Luz para Todos, foi destinado a propiciar o atendimento em energia elétrica à parcela da população do meio rural brasileiro que ainda não tivesse acesso a esse serviço público.

Roraima Energia e Prefeitura de Mucajaí – A Folha entrou em contato com a Roraima Energia que informou o início uma nova etapa do Programa Luz Para Todos, na próxima semana. Acrescentou ainda, que está enviando uma equipe até a Vicinal 1 para efetuar o cadastramento e atendimento desses consumidores. Já a Prefeitura do município de Mucajaí não se pronunciou sobre o assunto.