Cotidiano

Moradores denunciam falta de energia em vicinal de Caracaraí

Denunciantes afirmam que estão sem energia elétrica há dias e que situação começa a causar prejuízos nas residências

Às escuras há mais de três dias, os moradores da vicinal Rio Dias, no município de Caracaraí, já não sabem mais o que fazer para solicitar a regularização nos serviços da Eletrobras Roraima. De acordo com os relatos, o problema teve início por volta das 18h30 da quinta-feira, 27, e não houve nenhuma manifestação por parte da empresa em resolver a situação.

Segundo a autônoma Maria Dias, os populares fizeram contato com a distribuidora para alertar sobre a falta de energia na região, mas que teriam sido informados apenas para aguardar até que o problema fosse solucionado. Com os dias passando e sem que houvesse energia elétrica, os prejuízos começaram a aparecer dentro das residências.

Em um vídeo gravado pela moradora, ela mostra como estão a geladeira e o freezer, ambos descongelando e com as comidas estragadas por não terem refrigeração adequada. “Vai tudo pro lixo, polpa, carne… não presta, como a gente vai comer essas coisas com cinco dias dentro da geladeira sem energia? Olha o frango, tem 11 dias aqui dentro do freezer, como que a gente vai fritar isso? Vai tudo para o lixo. A Eletrobras não se responsabiliza por nada”, desabafou na gravação.

Maria relatou ainda que as ligações feitas para a Eletrobras foram realizadas por diversos dias seguidos, porém sem soluções. “Eu liguei na sexta-feira de manhã, no sábado e falei com o gerente geral que me deu um número e disse que quando faltasse energia era para ligar para ele que seria atendido. Moradores da vicinal ligaram também e não teve solução até agora”, relatou.

Na manhã de ontem, 1º, a energia na região ainda não tinha sido religada e os moradores estavam recorrendo a técnicos particulares para que fosse colocado fusível na rede elétrica para que o cenário tivesse melhoras. Conforme destacou a moradora, quem faz a manutenção na rede é uma equipe que fica sediada no município de Rorainópolis e que nenhum funcionário apareceu na região para averiguar o problema.

A moradora reclamou ainda que a atual situação mostra uma falta de respeito com os moradores do interior, principalmente porque a situação é recorrente e não evita a cobrança na conta de energia. “A gente liga para o pessoal do plantão e eles dizem que não tem nenhuma ocorrência com a minha vicinal, nenhum protocolo pedindo para religarem. Eu fiz três ligações minhas e de outras pessoas. Não sei quem é mais irresponsável”, finalizou.

ELETROBRAS NÃO INFORMA SOBRE PROBLEMA NA REGIÃO

A equipe de reportagem entrou em contato com a Eletrobras Distribuição Roraima para solicitar informações dos motivos que levaram a região da vicinal ficar sem energia elétrica e questionou também quando o serviço seria regularizado e se os moradores seriam ressarcidos de alguma forma.

Durante o dia de ontem, 1º, a Eletrobras solicitou os números do protocolo anotados pela moradora e informou que teria enviado a demanda para o setor técnico de Rorainópolis para saber sobre a questão. Até o fechamento desta matéria, a Eletrobras não enviou uma nota oficial se posicionando sobre os problemas denunciados pelos moradores. (A.P.L)