Política

Moradores do Aracelis estão sem água há quase três semanas

Acordar à meia-noite para armazenar água em garrafões virou rotina da dona de casa Eliane da Silva Sousa, 37 anos. De acordo com a moradora, o bairro em que mora, Professor Aracelis Souto Maior, zona leste de Boa Vista, vem sofrendo com a escassez de água há quase 20 dias. “A pouca água que sobe até as torneiras vem entre meia-noite e duas horas da manhã”, afirmou.

Ela explicou que os moradores do bairro têm recorrido a vários artifícios para ter água nas residências. “Os que não passam a madrugada acordados esperando a água chegar, têm recorrido a parentes ou amigos de outros bairros para fazer algumas atividades básicas, como tomar banho ou lavar a roupa”, disse à Folha.

Eliane Sousa afirmou ainda que, mesmo quando os moradores conseguem armazenar água, ela não é suficiente para passar o dia. “Aqui em casa somos cinco pessoas e só temos um garrafão. Às vezes, antes mesmo do final da tarde, já não temos mais água e só usamos essa do garrafão para beber e fazer comida”, afirmou.

“É complicado porque se eu quero limpar a casa, lavar uma louça ou lavar roupa, tenho que fazer isso na correria à noite, antes que a água vá embora”, revelou a dona de casa. Conforme ela explicou, várias tentativas de contato com a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) já foram feitas, mas todas as vezes a companhia se limitou a informar que o bairro passa por obras sem previsão de término.

“Muitas vezes os atendentes foram grossos com a gente, afirmando não aguentar mais a nossa voz. Mas o que iremos fazer, se pagamos a taxa de fornecimento e não temos água em casa? Nós que engolimos poeira, ficamos sujos, não dormimos e vemos nossas plantas morrerem por falta de um serviço que nos é essencial”, indagou Eliane Silva.

CAER – Em nota, a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima esclareceu que um vazamento de água foi detectado no bairro. “No entanto, o local exato do problema ainda apresenta complicações de localização e reparo, o que dificulta a agilidade dos serviços de conserto, provocando a dificuldade no fornecimento de água em algumas casas da região”, revelou.

De acordo com o Governo do Estado, uma equipe da Caer está no local e deve intensificar os trabalhos para reforço na rede. “Com isso, a população já terá uma melhora no abastecimento na região nos próximos dias”, afirmou.  (J.L)

Publicidade