Cotidiano

Moradores do Cantá estão há vários dias sem energia elétrica

A informação é que a população estava há mais de três dias sem energia elétrica.

Moradores das vilas União e Félix Pinto, no Município de Cantá, voltaram a procurar a Folha nessa sexta-feira, 22, para denunciar desabastecimento de energia, fornecimento de água e falta da fiscalização de incêndios criminosos. A informação é que a população estava há mais de três dias sem energia elétrica.

Segundo a denúncia, a instabilidade energética na região tem causado prejuízos aos comerciantes que têm perdido gêneros alimentícios perecíveis, por exemplo, na venda de carnes e produtos que necessitam de refrigeração contínua.

“Os comerciantes estão revoltados porque perdemos carnes, alimentos. Tudo foi jogado para o lixo”, relatou um morador. “Além disso, queimou uma bomba de água e o povo está sobrevivendo sem água e energia, fora os incêndios criminosos”, completou.

ÁGUA – No fim de fevereiro, a população informou que estava há pelo menos duas semanas sofrendo com o desabastecimento de água. Na época, os moradores afirmaram que a bomba ejetora que realiza a distribuição de água para as residências acabou queimando devido à oscilação de energia, fato que já tinha sido comunicado à Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr) para adoção das providências.

Na ocasião, a Caerr informou que existem duas bombas na localidade e que uma delas queimou, mas que isso não ocasionou desabastecimento porque a outra continuava funcionando. 

“A equipe foi ao local, trouxe o equipamento para Boa Vista para reparos e, no início desta semana, a bomba será reinstalada”, afirmou o órgão na época.

Porém, mesmo com o pleno funcionamento de uma das bombas, os moradores continuam reclamando da falta de água na região. Eles reclamam ainda que o reparo da bomba danificada também não foi efetivado.

Por fim, os moradores também reclamaram que o município sofreu com incêndios criminosos e que a Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) tinha se comprometido a fiscalizar, porém, “até agora nada”.

OUTRO LADO – A Roraima Energia informa que está trabalhando para identificar todas as causas da falta de energia ocorrida nas vilas Félix Pinto e União. 

“As equipes de manutenção estão nesse momento trabalhando para o restabelecimento total do fornecimento ainda hoje [sexta-feira]”, destacou a companhia.

Sobre o caso, a Caerr informou em nota “que não houve nenhum problema no conjunto de motobombas” e esclarece que foi feita a substituição de uma peça que compõe o quadro de energia, equipamento este que foi danificado pelos constantes apagões na região.

“A Caerr esclarece também que desde terça-feira, 19, há inconstância no fornecimento de energia elétrica nas vilas União e Félix Pinto”, destacou a nota. A empresa reforça que o cliente pode manter o contato por meio do 0800 280 9520, das 8h às 18h, pelo aplicativo Caer Mobile (disponível para Android e IOS) ou por meio do portal da companhia, www.caer.com.br, para solicitar o serviço.

A Folha também entrou em contato com o governo do Estado para saber sobre a fiscalização da Femarh, porém não obteve retorno.

Publicidade