Cotidiano

Moradores são beneficiados com ação itinerante

Desde 2016, as ações da Caravana já realizaram 287.954 atendimentos em todo o Estado.

Ao todo, 1.223 atendimentos foram realizados na 77ª edição da Caravana do Povo, que aconteceu nesta sexta-feira, dia 10, na Escola Estadual Mariano Vieira, em Normandia.

O prefeito do município, Gute Brasil, destacou que a ação de governo tem como objetivo proporcionar serviços de qualidade à população.

“Além de muito importante, a Caravana traz serviços essenciais, como os exames de mamografia e ultrassonografia, e serviços como a emissão de identidade. A população do município tem certa dificuldade financeira, e os serviços dessa ação itinerante ajudam muito”.

Herica Soares, moradora de Normandia, recebeu atendimento e destacou a importância da ação. “A Caravana veio em uma boa hora. Estava precisando fazer exames de rotina com oftalmologista. Graças a Deus não teve nenhuma alteração. No meu caso, não é necessário usar óculos, mas fiquei sabendo que a Caravana também disponibiliza uma ótica para essas situações”, disse.

Ela também mencionou que conseguiu atendimento para emissão da segunda via da identidade do seu filho.

“Fomos bem atendidos, de forma rápida e sem filas. Sei que se tivesse que ir à capital meu gasto seria grande, e teria que reservar uma manhã toda só para ir ao Instituto de Identificação. Aqui, além de estar em casa, consegui o atendimento em poucos minutos”, declarou. 

“A Caravana é uma das melhores ações que já vi. Moramos em um município afastado e nem todos têm condições para se deslocar até Boa Vista, para tirar uma identidade ou fazer uma consulta médica. Até mesmo quando conseguimos marcar por aqui, temos que esperar meses para ser chamado para fazer o atendimento. A Caravana traz os serviços até nós, com atendimento rápido e de qualidade”, declarou Carlos Oliveira.

Desde 2016, as ações da Caravana já realizaram 287.954 atendimentos. A Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social) oferece cursos de artesanato por meio da equipe do PAR (Programa de Artesanato de Roraima), atendimentos e pré-cadastro com a equipe do Balcão de Ferramentas, corte de cabelo, design de sobrancelhas e manicure.

Tem como parceira a Defensoria Pública que disponibiliza atendimento e orientação jurídica sobre diversos assuntos, entre os quais, execução revisional de alimentos, divórcio, reconhecimento e dissolução de união estável, guarda e responsabilidade, e alvará judicial.

Nesta edição, a população contou com atendimentos em sete especialidades médicas: oftalmologia, ginecologia, cardiologia, pediatria, clínica geral, urologia e odontologia. Além da Carreta de Saúde da Mulher, com exames de ultrassonografia e mamografia.

Quem precisa do serviço do Iteraima (Instituto de Terras de Roraima) pode realizar consulta online de processos, recebimento de documentos para juntada, abertura de processos novos e esclarecimentos da situação fundiária do Estado. Mais de 70 serviços, de 27 secretarias, são oferecidos à população por meio da Caravana.

IPER – Outra pasta presente na Caravana do Povo foi o Iper (Instituto de Previdência do Estado de Roraima).

Os servidores do órgão estavam à disposição da população para tirar dúvidas sobre aposentadorias, pensões e demais benefícios.

A professora Joélia Albuquerque, de 55 anos, moradora há 23 do município de Normandia, encontra dificuldades em ir até a Capital. Com o atendimento no estande móvel, ela conseguiu esclarecer todas as dúvidas previdenciárias.

“Quando vou para Boa Vista, é sempre uma correria, nunca dá tempo de tirar um tempinho e ir ao Iper. Às vezes, passo próximo, mas tenho outras coisas pra fazer e acaba passando despercebido”, disse Joélia.

Diferente da professora Joélia, o auxiliar administrativo, José Haroldo Gemaque, de 54 anos, mora em Boa Vista, mas aproveitou a oportunidade da ‘Ação Itinerante’ e se informou sobre as contribuições previdenciárias na iniciativa privada, isso só depois de ter conquistado, há um ano, a nomeação em um cargo efetivo no serviço público.

“Tenho mais de 20 anos de contribuição no INSS [Instituto Nacional de Seguro Social]. Passei no concurso público da Defensoria e estou há um ano contribuindo para o Iper. Vim saber como devo proceder a partir de agora. Sei que preciso ir ao INSS, solicitar uma certidão de tempo de contribuição para, só depois disso, fazer a averbação do meu tempo junto ao Iper”, disse Gemaque.