Cotidiano

Mostra exibe objetos que auxiliam estudantes com deficiência

No dia 21 de setembro, é comemorado, no Brasil, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

Objetos que auxiliam a vida de estudantes como de Bianca Karolina de 22 anos fazem parte da I Mostra de Recursos de Tecnologia Assistiva. Ela utiliza os recursos para as aulas de psicologia, do qual é aluna. A aluna tem baixa visão em um olho (20%) e é cega no outro.

“Sem esses objetos eu não conseguiria me formar, nem chegar até aqui, uso o braile para a leitura, mas ainda há poucos livros nesse formato, por isso utilizo computadores, softwares e hardwares especiais que me ajudam na hora de estudar. É ouvindo o texto que me preparo para as provas” contou

A mostra é realizada hoje (21) pela Divisão de Acessibilidade (Núcleo Construir) no parlatório da Universidade Federal de Roraima. O evento visa sensibilizar a comunidade universitária e promover uma reflexão acerca da acessibilidade e a importância da inclusão social no âmbito acadêmico.

Na mostra, desde uma simples bengala a um complexo sistema computadorizado. São equipamentos que a UFRR dispõe para auxiliar os alunos com deficiência, como: Folhas de papel para escrita em braille; Cadernos com pauta ampliada para baixa visão; Mouse e teclado especial; Mesa escolar para cadeirante; Lupa eletrônica; Máquina de escrever marca braille; Scanner sintetizador de voz, entre outros.

Segundo a assistente social Thayane Gonçalves,  a tecnologia assistiva contribuem para proporcionar e ampliar habilidades funcionais. “As pessoas com deficiência consequentemente, começam a ter uma vida acadêmica independente” reforçou.

Atualmente há cerca 8.000 alunos na UFRR. Os 163 que possuem deficiência, apresentam-na de vários tipos, como auditiva, visual, física ou intelectual (síndrome de down, autismo, dislexia e descalculia).

A pedagoga Barbara Pinho, a unidade faz um acompanhamento aos alunos com deficiência e seus respectivos cursos, incentivando os alunos a continuarem estudando.

“São objetos que não apenas dão um acesso melhor, mas são fundamentais para o aprendizado do estudante. São mais de 200 estudantes com deficiência, mas não são todos que precisam desse apoio” explicou.

Divisão de Acessibilidade (Núcleo Construir)

O setor da UFRR responsável pelo acompanhamento dos discentes com deficiência, e tem como finalidade realizar campanhas de sensibilização, ações que promovam a acessibilidade, apoio acadêmico, entre outros.

Outras informações podem ser obtidas através do correio eletrônico [email protected].

Origem da Data

No dia 21 de setembro, é comemorado, no Brasil, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Essa data foi oficializada em 2005, entretanto, já era comemorada desde o ano de 1982.

 O 21 de setembro foi escolhido porque está próximo do início da primavera, estação conhecida pelo aparecimento das flores. Esse fenômeno representaria o nascimento e renovação da luta das pessoas com deficiência.