Política

Movimentos sociais realizam carreata com alegoria de Romero Jucá preso

De acordo com Jeferson Alves, filiado do PDT, boneco de senador do PMDB na cadeia representa desejo dos brasileiros

Como forma crítica de lembrar o Dia da Mentira, comemorado em 1º de abril, vários líderes de movimentos sociais da Capital realizaram, na tarde de ontem, uma carreata contra a corrupção. Com buzinas, alegorias e um carro de som, o movimento percorreu 29 quilômetros de ruas e avenidas de Boa Vista. A saída aconteceu em frente ao estacionamento do Estádio Canarinho, na Zona Leste, às 16h. De lá, os manifestantes foram até a Praça Germano Augusto Sampaio, Zona Oeste, e retornaram ao Centro Cívico, já no início da noite.

De acordo com a organização, mais de 300 motos e 200 carros participaram da carreata, que contou com o apoio de agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para auxiliar no controle do tráfego.

Estiveram presentes bandeiras como Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), clubes de motoqueiros, automóveis, associações de bairros, além de representantes do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido Verde (PV) e Partido dos Trabalhadores (PT). “Nesse dia tão simbólico, nós percorremos as ruas de Boa Vista pedindo um basta na praga da corrupção que assola nosso País. Nosso recado é um só: estamos de olho e vamos fazer de tudo para ver a nossa pátria livre de toda essa sujeira”, discursou em cima do carro de som, o filiado do (PDT) e pré-candidato à Prefeitura de Boa Vista pela sigla, Jeferson Alves. Ao lado da alegoria do senador roraimense Romero Jucá (PMDB), Jeferson Alves afirmou que o boneco representa “o maior símbolo de corrupção do Estado e, talvez, do País”.

À Folha, o pré-candidato disse ainda que a alegoria foi “idealizada para concretizar o maior desejo dos brasileiros atualmente”. “Queremos ver presos os políticos que roubam o nosso dinheiro e enganam a população. Ninguém aguenta mais a hipocrisia desse senhor [Romero Jucá] diante do povo. Chega de fingir ser justo, nós sabemos a verdade”, gritou.

A comerciante Auzira Pereira, 37 anos, participou do movimento. Para ela, ir às ruas é uma forma de “ser ouvido” pelos representantes. “Nós elegemos eles e não esquecemos isso. Se depois eles fazem coisa errada, nós temos o mesmo poder de tirar”, disse. “Temos que aproveitar o momento e fazer uma limpeza. Tirar toda essa gente que tá há anos sugando o nosso dinheiro. A gente está cada dia mais pobre e eles cada vez mais ricos.

Acho que todo mundo tem que ir atrás do que acredita e eu acredito no nosso País”, declarou.

Observando o movimento no centro da cidade, José Junior, 28 anos, afirmou não acreditar totalmente na causa. “Se eles querem representar os políticos corruptos, então que fizessem bonecos de todos eles, e não somente de um”, avaliou.

DENÚNCIAS – A grande movimentação de motos e carros no posto de gasolina em frente à Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social de Roraima (Setrabes) foi alvo de denúncias. “Antes da carreata, tá cheio de gente aqui no posto abastecendo. Com certeza eles estão recebendo alguma coisa”, denunciou um leitor do jornal.

A equipe da Folha questionou os participantes do movimento, que negaram receber qualquer tipo de benefício. “Estamos aqui por amor ao nosso Estado, aos nossos ideais e não estamos recebendo nada por isso”, disseram.

SENADOR – A equipe de reportagem entrou em contato com a assessoria do senador Romero Jucá para pedir um posicionamento a respeito do boneco e das alegações feitas pelos manifestantes. A assessoria confirmou o recebimento da demanda, mas até o fechamento desta reportagem não enviou resposta. (J.L)