Polícia

Mulher é presa por permitir que marido estuprasse as filhas

Na manhã de segunda-feira, 4, policiais da delegacia de São João da Baliza, região Sul do Estado, em parceria com a Polícia militar, cumpriram um mandado de prisão contra uma mulher pela prática de estupro de vulneráveis, ameaça combinado com a Lei Maria da Penha e aborto provocado por terceiros sem o consentimento da vítima.

As investigações sobre o caso foram iniciadas no começo deste ano por determinação do titular da Delegacia de São João da Baliza, Fernando Alves Cruz. As denúncias sobre o crime foram feitas à Polícia Militar, relatando que duas irmãs, de 17 e 19 anos, vinham sendo estupradas há muitos anos pelo padrasto, que é ex-vereador e ex-conselheiro tutelar do município. As investigações revelaram que toda violência sexual sofrida pelas vítimas tinha o consentimento da mãe.

Cansadas da rotina de estupros, ameaças e abusos sofridos, as duas irmãs fugiram para Boa Vista. Na capital, elas foram localizadas e encaminhadas para a Delegacia de Defesa da Mulher, onde foram acolhidas e ouvidas, ocasião em que detalharam todo o sofrimento ao qual eram submetidas.

De acordo com informações prestadas pela jovem de 19 anos, os abusos e violência sexual ocorriam desde que ela tinha 11 anos de idade. Nesse intervalo, engravidou três vezes e o padrasto lhe dava remédios e chás abortivos.

As jovens contaram ainda que os abusos passaram a ser diários e cada vez mais violentos.

“O acusado chegou ao ponto de mandar que a mãe das vítimas saísse do quarto para manter relações sexuais com suas filhas” contou o delegado.

A vítima de 19 anos também confidenciou que muitas vezes se submetia aos abusos do padrasto para proteger a irmã, considerando que a adolescente também era forçada a manter relações sexuais com o homem. A garota também engravidou e abortou da mesma forma que a irmã mais velha.

Durante interrogatório, a mãe das duas jovens confirmou todos os fatos narrados pelas filhas e alegou que permitia que a violência sexual fosse praticada porque era ameaçada pelo companheiro. “Se falar pra alguém, mato você e suas filhas”, contou a mãe.

A mãe confirmou também que saía do quarto a mando do marido para que ele abusasse das vítimas e enquanto isso permanecia na sala, aguardando autorização para voltar a dormir no cômodo com o agressor.

Ao tomar conhecimento da denúncia das vítimas, o padrasto fugiu de São João da Baliza e seu paradeiro é incerto. As jovens estão sendo acompanhadas pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) e recebendo atendimentos especializados. A mãe delas foi encaminhada à Cadeia Pública Feminina de Boa Vista.

Quem tiver informações para que a polícia chegue ao paradeiro do suspeito dos crimes, deve entrar em contato com o Disque-Denúncia pelo telefone 181 ou ligar para os números 190, 197 e 180. A identidade do denunciante será mantida em absoluto sigilo. (J.B)