Cultura

Mulheres são destaque em calendário que conta a história das grandes Matriarcas do Estado

Esta é a quarta edição do calendário que busca valorizar as mulheres que contribuíram e ainda colaboram para o desenvolvimento do Estado

As mulheres que ajudaram na construção de Roraima ganharam destaque na quarta edição do Calendário das Matriarcas. A homenagem passou a ser feita em 2015, pelo Governo do Estado, por meio da Secult (Secretaria de Cultura).

Atualmente, são vinte e quatro mulheres que fazem parte do calendário. Doze delas foram incluídas na edição de 2018. O material foi entregue às participantes em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

“Essa é uma forma que encontramos para homenagear essas mulheres de fibra, que contribuíram para o desenvolvimento do nosso Estado de alguma forma. É um reconhecimento e uma forma de eternizar a história de cada uma das homenageadas”, disse a governadora Suely Campos.

Maria Teresa Brasil de Oliveira, de 83 anos, nasceu em Roraima e atuou durante anos como professora. Também trabalhou na criação do Projeto Rondon. Contribuições que a levaram a receber a homenagem como modelo do Calendário das Matriarcas referente ao mês de janeiro.

“Me sinto muito honrada com essa homenagem feita pela Secretaria de Cultura. Nunca imaginei que um dia seria reconhecida pelas ações que desenvolvi ao longo da minha vida. Esse calendário demonstra o carinho comigo e me enche de alegria”, declarou.

Outra mulher de referência no Estado, que também foi homenageada, é conhecida como Beatriz Maria Silva Souza. Aos 97 anos, ela passou a estampar o calendário do mês de abril. Logo que recebeu o convite para participar do projeto, aceitou na hora.

“Fiquei muito surpresa quando me convidaram para tirar fotos para o calendário. Senti uma alegria imensa em ser lembrada para participar do projeto. Esse trabalho mostrou que mesmo com o passar dos anos, sou considerada uma pessoa importante para a construção de Roraima, lugar onde nasci”, disse.

A secretária da Secult, Selma Mulinari, disse que o lançamento do Calendário de Matriarcas 2018 representa o reconhecimento e gratidão às mulheres que fizeram parte da história do Estado. “Esse trabalho nos enche de orgulho porque resgatamos, com o Calendário das Matriarcas, a história do nosso Estado. As famílias sempre participam, se emocionam e guardam a lembrança proporcionada pelo Governo do Estado”, disse.

Mais uma homenageada foi Noemia Lima Bessa, de 82 anos. Ela foi escolhida para o calendário do mês de setembro deste ano. Durante a cerimônia de lançamento do calendário, ela recebeu com alegria o resultado do trabalho feito.

“Nunca imaginei que nessa idade eu iria fazer um trabalho como esse. Sinto-me extremamente feliz, porque o calendário foi uma forma de lembrar da minha trajetória de vida, desde quando eu passei a morar em Roraima com minha família”, comentou. 

Publicidade