Cotidiano

Município de Bonfim fica em 1º lugar em mostra estadual

O sistema de Telecardiologia foi implantado em outubro de 2018

O município de Bonfim conquistou o primeiro lugar na I Mostra Roraima – Aqui Tem SUS. O resultado foi divulgado nessa sexta-feira (5). O evento foi promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Roraima (Cosems-RR).

Outros municípios também concorreram, sendo dez projetos no total, mas o Telecardiologia, de Bonfim foi o vencedor, com o tema “A implantação da oferta nacional de telediagnóstico”.

O sistema de Telecardiologia foi implantado em outubro de 2018. Já foram atendidas 315 pessoas e, em alguns casos, pacientes com sintomas de infarto, que tiveram prioridade. Dessa forma, é possível fazer diagnósticos mais precisos de doenças cardíacas. Pacientes eletivos, como diabéticos e hipertensos, também são atendidos.

Cinco Unidades de Básica de Saúde (UBS) do Bonfim contam com o equipamento. O sistema será ampliado no município para mais duas UBS’s.

Em julho, o município participará da Mostra Nacional – Aqui Tem SUS, juntamente com Boa Vista, que ficou em segundo lugar.

Valquíria Brito, enfermeira da UBS, da comunidade do Tucano, disse ser uma grande alegria esse título, “pelo contínuo desenvolvimento da saúde municipal e os investimentos com avanço na saúde pública”.

O paciente José Borges, de 71 anos, morador da comunidade do Tucano, foi um dos beneficiados. Ao ser atendido, foi identificado com um princípio de infarto, sendo logo encaminhado, por meio do SAMU, ao Hospital Geral de Roraima (HGR).

Após os procedimentos e mais exames, recebeu o Tratamento Fora do Município (TFD), sendo encaminhado para a cidade de Arapongas, no Paraná, onde foi submetido à cirurgia cardíaca.