Cotidiano

Nova reunião sobre radares eletrônicos não tem previsão para acontecer

Prevista para acontecer na última terça-feira, 26, a reunião administrativa da Comissão Especial Externa da Assembleia Legislativa de Roraima que trata da fiscalização eletrônica no trânsito da capital foi desmarcada e ainda não tem previsão para ocorrer.

O presidente da Comissão Especial Externa, deputado Coronel Chagas (PRTB), informou que ainda não tem data para os membros voltarem a se reunir. O parlamentar afirma que antes de discutir os efeitos da última audiência pública sobre o tema, ocorrida na semana passada, os membros, deputados Valdenir Ferreira (PV), Zé Galeto (SD), Soldado Sampaio (PC do B), Oleno Matos (PC do B) e a deputada Lenir Rodrigues (PPS) decidiram por encaminhar questionamentos a diversos órgãos, como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Roraima (CREA) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RR).

Agora, a Comissão aguarda pelo retorno da demanda. “Estamos esperando os dados de alguns órgãos para somente depois realizar a próxima reunião da Comissão. Assim que acontecer, tanto a população quanto a imprensa será informada imediatamente”, explicou.

ENTENDA – O assunto é de grande relevância para a população considerando que a última audiência pública sobre o tema ocorrida na quarta-feira da semana passada, dia 20, discutiu a preocupação de a fiscalização eletrônica se tornar uma “indústria de multas”.

Outro assunto a ser tratado era o projeto de Decreto Legislativo, que objetiva a suspensão temporária do convênio entre o Detran-RR e a Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran), que permite o acesso do sistema do órgão estadual de trânsito para aplicação de multas conforme os dados captados pelos radares de velocidade.

Parlamentares estaduais ficaram indignados com a ausência de representantes da Prefeitura de Boa Vista na audiência pública. Representantes do Sindicato dos Taxistas de Roraima, Associação dos Taxistas Convencionais, da Polícia Militar, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), de cooperativas do interior do Estado, além do Detran-RR e Crea-RR também questionaram a ausência. Na ocasião, o presidente da Comissão, deputado Coronel Chagas, afirmou que “a Prefeitura de Boa Vista virou as costas para o debate”. (P.C.)

Publicidade