PUBLICIDADE
DSEI LESTE
Novo coordenador fala em gestão compartilhada com as lideranças 
Por Ribamar Rocha
Em 14/05/2019 às 03:04
Médico ortopedista Vitor Paracat assume como coordenador do Dsei Leste (Foto: Diane Sampaio/FolhaBV)

O Distrito Sanitário Indígena do Leste (Dsei Leste) tem novo coordenador. A nomeação do médico ortopedista Vitor Paracat foi divulgada ontem no Diário Oficial da União (DOU) e a posse está marcada para a tarde desta terça-feira (14) na sede do Dsei, na Avenida Capitão Julio Bezerra. Doutor Vitor é indicação do senador Chico Rodrigues e substitui o ex-coordenador Armando Neto. 

À Folha, Vitor afirmou que quer fazer uma gestão compartilhada com as comunidades indígenas para uma melhor atenção de saúde e que vai procurar os órgãos federais fiscalizadores para alinhar os trabalhos em relação às denúncias de desvio de medicamentos e do incêndio ocorrido no galpão de estoque do Dsei.  

“É um desafio e nossa proposta é fazer uma gestão para melhorar o atendimento à saúde indígena e fazer as ações chegarem na ponta e com qualidade”, disse. 

Para conseguir concretizar sua proposta, Vitor disse que uma das primeiras ações será manter contato com a assessoria jurídica e fazer um levantamento geral da situação em que se encontram as ações que envolvem o Distrito.

“Queremos fazer uma gestão limpa e transparente e vamos solicitar informações ao Tribunal de Contas, Ministério Público de Contas, pedindo orientação sobre algum ajuste que tenhamos que fazer e para os órgãos de fiscalização, como o Ministério Público Federal, sobre ações que tramitam sobre o Distrito Leste, para que possamos trabalhar e colocar a casa em ordem”, afirmou.   

Sobre os entendimentos que já teve com as lideranças indígenas, Vitor disse que já houve um primeiro contato com algumas lideranças e confirmou que a Sodiur (Sociedade de Defesa dos Índios Unidos do Norte de Roraima) apoia sua indicação e plano de governo. 

“Já houve uma conversa e entramos em entendimento com as lideranças da Sodiur e estamos em contato com outras lideranças de outras associações, assim como tem outras lideranças que são mais radicais, mas que estamos propondo o diálogo e mostrando que temos a proposta de ajudar e melhorar a qualidade de atendimento na saúde indígena”, disse. 

Ele ressaltou que defende uma gestão de saúde para todos independente de comunidades ou de posicionamento de lideranças. 

“Temos que pensar em saúde para todas as comunidades, todos os grupos e para todas as lideranças, sem diferenciar as regiões ou posições”, disse.

PERFIL – Vitor Paracat é médico ortopedista, natural de Manaus-AM, mas de pais roraimenses. É Médico Perito da Justiça e Chefe de Residência de Ortopedia do Estado. 

O Dsei Leste é responsável por cuidar da saúde de 51 mil indígenas de 325 comunidades e 34 pólos-bases (Estruturas onde funciona o atendimento a saúde os indígenas). (R.R)

Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!