Cotidiano

Novos radares começam a funcionar em Boa Vista

Os 10 novos equipamentos, começam a funcionar de forma educativa por um período de 30 dias, ocasião em que às infrações não serão lançadas no sistema

Atualizada às 16h25 

Mais 10 novos equipamentos de fiscalização eletrônica, sendo quatro radares de velocidade e seis de avanço de sinal vermelho, foram instalados pela Prefeitura de Boa Vista, como parte dos investimentos na modernização do trânsito e na segurança de condutores e pedestres.

A partir dessa segunda-feira, 6, os novos radares estarão em fase de testes por um período de 30 dias, ocasião em que às infrações não serão lançadas no sistema. É importante que os condutores fiquem atentos aos locais e obedeçam a sinalização.

Os investimentos aplicados nas novas ferramentas vêm para somar às ações já desenvolvidas pela atual gestão em prol de um trânsito mais seguro na cidade. Hoje Boa Vista já conta com seis radares de velocidade, seis de avanço de sinal vermelho e mais 17 equipamentos educativos (conhecidos como “anjinhos”).

Dados da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito mostram que em dois anos, de 2016 a 2018, a redução foi 22% no número de mortes e 37% o de feridos em acidentes de trânsito na cidade. E conforme o ‘mapa’ divulgado pelo setor de estatística, nos locais que foram instalados radares, não foi registrado acidentes graves com vítimas.

“Os equipamentos são de fundamental importância para diminuir o índice de acidente e mortes no trânsito. Só para ter uma ideia, com base nos locais que já estão em funcionamento, nós tivemos um número considerável de redução de acidente. Isso porque a alta velocidade ainda é a principal causa, principalmente com morte. E os radares servem exatamente para evitar o pior, os motoristas passam a trafegar na via com uma velocidade compatível e assim preservam a vida”, enfatizou o Secretário municipal de Segurança Urbana e Trânsito, Raimundo Barros.

Ele esclarece ainda que todas as modalidades de radar visam conscientizar a população sobre a importância de conduzir veículos dentro do limite de velocidade estabelecido e respeitar as leis de trânsito. Barros destacou que durante a ‘fase teste’, os motoristas vão ser informados sobre os novos radares. Ainda segundo ele, os locais foram escolhidos com base em estudos de engenharia de trânsito cruzados com as informações sobre o índice de acidente de trânsito nos pontos. 

“Tanto os radares, como os equipamentos de avanço de sinal vermelho, entrarão em pleno funcionamento em até trinta dias, um período de educação e conscientização sobre os dois aparelhos. Esses locais foram escolhidos através de estudos técnicos, então são locais que já tiveram casos acidentes graves, como capotamento, em virtude da alta velocidade. Nos locais que possuem semáforo existia constantes acidentes por conta da imprudência, por isso foram escolhidos”, disse.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), exceder o limite de velocidade de 20% a 50% representa uma infração grave. A multa é de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na CNH. Caso seja desrespeitada a velocidade máxima em mais de 50%, infração se torna gravíssima, com multa de R$ 880,41 e perda de sete pontos na CNH. O condutor ainda pode ter o direito de dirigir suspenso.

Locais dos novos radares de avanço de sinal vermelho em teste

Avenida Via das Flores, cruzamento com Avenida dos Bandeirantes, sentido Centro/bairro, no bairro Pricumã;

Avenida Mário Homem de Melo, cruzamento com Avenida São Sebastião, sentido Centro/bairro, no bairro Tancredo Neves;

Avenida Parimé Brasil, cruzamento com Avenida Rui Baraúna, sentido bairro/Centro, no bairro União;

Avenida General Ataíde Teive, cruzamento com Avenida Padre Anchieta, sentido Centro/bairro, no bairro Jardim Primavera;

Avenida Nazaré Filgueiras, cruzamento com Rua Sólon Rodrigues Pessoa, sentido Centro/bairro, no bairro Pintolândia;

Avenida Centenário, cruzamento com Rua São Francisco, sentido Centro/bairro, no bairro Cinturão Verde.

Em funcionamento

 Avenida Ville Roy com Santos Dumont

Praça do Centro Cívico (em frente à igreja Cathedral Cristo Redentor)

Avenida Terêncio Lima com Capitão Ene Garcez

Avenida Mario Homem de Melo com Av. Venezuela, bairro Mecejana

Avenida General Ataíde Teive com Av. Venezuela, bairro Liberdade

Rua Izídio Galdino da Silva com Nazaré Filgueiras, bairro DR. Sílvio Botelho

Locais dos novos radares de velocidade em teste

Rua João Pessoas, entre a Rua Porto Alegre e Rua Florianópolis – Bairro Nova Cidade (nos dois sentidos);

Avenida Olímpica, entre a Rua 9 e avenida Céu Azul – Sentido bairro/Centro -Bairro Jardim Tropical e sentido Centro/ bairro – bairro Jardim Olímpico;

Avenida General Ataíde Teive, entre a Rua Milton Maduro e Rua Barnabé Antônio de Lima- Bairro Alvorada (nos dois sentidos);

Avenida Ville Roy, entre a Rua 7 de setembro e a Rua 13 de Maio – Bairro Canarinho (sentido centro/bairro).

Em funcionamento

Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes (Próximo ao Parque Anauá)

Ville Roy (Próximo à igreja Consolata)

Mário Homem de Melo (Próximo à Codesaima)

Ataíde Teive (Próximo à Roraisat)

Glaycon de Paiva (Próximo ao Teatro Municipal)

Ville Roy (Próximo à praça do Mirandinha)

Confira abaixo todos os locais que possuem radares eletrônicos

* Matéria atualizada com informações do mapa e locais que já estão em funcionamento