Saúde e Bem-estar

Nutricionista dá dicas de saúde para o período de carnaval

Especialista orienta evitar carnes e comidas gordurosas no período

A festa mais animada e aguardada dos brasileiros é também o momento em que a gente toma uma cervejinha a mais, come um petisco de boteco e comida de rua. E a preocupação de quem passa o ano inteiro se cuidando é: dá para enfrentar esse feriadão divertido sem perder e energia e não engordar tanto no Carnaval?

A nutricionista e professora do Centro Universitário Estácio da Amazônia, Flávia Amaro Gonçalves, afirma que o mais importante sempre é ter moderação em tudo e, portanto, ter muito cuidado com os excessos. “São muitos dias de festa, então, é melhor não abusar logo no primeiro dia e correr o risco de ficar fora da folia antes do tempo”, orienta.

De acordo com Flávia, alguns cuidados são essenciais para evitar problema nesse período. Um dos alertas da professora é ter bastante atenção quando for se alimentar com comidas comercializadas na rua. “É preciso ficar atento às condições de higiene do local e se os produtos vendidos estão sob refrigeração”, ressalta.

Outro conselho da nutricionista é tentar evitar os chamados sanduíches naturais. Isso porque em geral eles são recheados com molhos feitos com maioneses e frios, que estragam muito rápido. Ela orienta ainda que, se puder, é melhor evitar carnes e comidas gordurosas no período. “Porque demoram mais para serem digeridos e podem causar sonolência e lentidão”, explica.

Por fim, ela alerta que não é recomendável ficar muito tempo sem comer. “O ideal é ingerir algum alimento a cada três horas. Se possível, levar alguma fruta na bolsa”, sugere. E para garantir a energia para o dia seguinte, a professora afirma que antes de cair na folia “é importante fazer uma refeição, caprichando nos carboidratos”.

“Exemplos: pão integral, arroz, macarrão, batata, milho, macaxeira. Eles vão garantir energia durante a festa. Os alimentos ricos em carboidratos fornecerão a energia para curtir todos os dias, dando maior sensação de saciedade”, orienta.

“O ideal é investir no consumo de frutas, verduras, carnes magras, legumes, grãos e nos alimentos integrais, que saciam a fome por mais tempo. Também é importante manter o corpo hidratado, intercalar um suco natural ou uma garrafinha de água, entre uma latinha e outra”, conclui Flávia Amaro.