Entretenimento

O que fazer em Fernando de Noronha em um roteiro de 5 dias

O turismo na região cresceu muito desde 2011, saindo dos 60 mil visitantes e chegando aos 94 mil em 2017. No levantamento do PIB brasileiro de 2015, Fernando de Noronha (PE) apareceu entre as 5 cidades com maior participação no setor de Serviços. Ao avaliar os subsetores deste setor  — alojamento, comércio, alimentação, atividades financeiras, imobiliárias de as comunicações —, que também fazem parte do segmento de Turismo  verifica-se que estes são responsáveis por 86% de sua arrecadação. 

A maior ilha do arquipélago é Fernando de Noronha e, acompanhada de mais outras 20 ilhotas, tem muitos motivos para ser o destino de quem deseja visitar as belezas do Brasil. Tudo isso é garantido pela preocupação com a sua preservação por parte de diferentes frentes: moradores; voluntários; coletivos; turistas e governo, tanto que a ilha recebe constantemente ações de limpeza e de manutenção.

O tempo e as atrações de Noronha

Existem diversos passeios para que o turista conheça de perto as belezas da região. A maioria dos atrativos, como as praias, passeios de barco, caminhada pelo sítio histórico, trilhas e visita ao Projeto Tamar podem ser aproveitados independente da época do ano.

Com duas estações bem marcadas: a seca, de setembro a março, e a de chuvas esporádicas entre abril e agosto, apenas a prática do mergulho e do surf devem ser mais observadas devido às condições marinhas.

O que fazer em Fernando de Noronha em 5 dias

Segundo seu site oficial “Noronha requer no mínimo 5 dias, para usufruir dos inúmeros atrativos”, por isso a Bonitour criou um roteiro completo quem deseja viajar para a ilha. Confira:

Dia 1 – Visite as praias

As “praias urbanas” de Noronha são aquelas que ficam mais próximas ao centrinho da ilha e à Vila dos Remédios. São as mais visitadas pelos turistas e possuem bela vista para admirar o pôr do sol, caso do Forte Nossa Senhora dos Remédios.

A Praia do Cachorro é ótima para banho e, dependendo das condições marinhas, é possível acessar a piscina natural do Buraco do Galego, que fica no paredão de pedras. Já as praias do Praia do Meio, do Cachorro e Conceição possuem águas claras, o que favorece a prática de mergulho.

Dia 2 – Ilha Tour

O Ilha Tour é um passeio realizado durante um dia todo e percorre toda a ilha. A bordo de um 4×4 o visitante visita os principais pontos turísticos do arquipélago: as praias do Leão, Sueste, Cacimba do Padre e Baía dos Porcos. O atrativo tem parada para banho e snorkeling e termina com o pôr do sol no Mirante do Boldró.

Além das praias, o Ilha Tour passa pela Praia do Sancho, que em votação feita neste ano pela FlightNetwork, ficou em 4° lugar, num ranking com 50 praias do mundo todo. Ela recebeu nota máxima nos quesitos beleza intocável, isolamento, qualidade da água e da areia. Também garantiu a colocação por ter uma média de 268 dias de sol no ano e temperatura média de 27°C

Dia 3 – Caminhe pela trilha e pratique mergulho a reboque

Em um passeio com 4h de duração o visitante irá percorrer a Trilha Costa dos Mirantes, conhecendo as belezas da flora e fauna preservadas. Saindo do PIC Sancho, o logo chegará ao Mirante dos Golfinhos, recanto dos golfinhos-rotadores e sede do Projeto Golfinho Rotador, uma iniciativa que existe há 28 anos e que também será levado para o continente.

O trajeto da Trilha Costa dos Mirantes, ainda passa pelo Mirante da Baía dos Porcos e pela Escadaria do Sancho.  

No período da tarde o visitante pode admirar espécies exclusivas e a riqueza marinha praticando o mergulho a reboque. Conhecida como Planasub, a atividade é realizada com uma prancha ligada ao barco por um cabo: a embarcação então cruza as águas numa velocidade média de 8 km/h, permitindo a volte à superfície sempre que o praticante desejar. O passeio termina com o pôr do sol.

Dia 4 – Passeio de Barco e Mergulho de cilindro

O mar de Noronha é um dos melhores para a prática de mergulho e a experiência é imperdível. Em 2017, foram 21 mil mergulhos dentro do Parque Nacional Marinho e nos 25 pontos para a prática mergulho de cilindro. A atividade é indicada para o batismo e para quem já tem prática, sendo que crianças acima de 10 anos já podem realizar a atividade.

Os passeios de barco permitem a contemplação dos Golfinhos-rotadores de perto e são excelentes para admirar a ilha de Noronha e as ilhas menores à distância. Com saída no Porto de Santo Antônio, a navegação é realizada no Mar de Dentro, tem parada para banho e mergulho com snorkel na Baía do Sancho, eleita a praia mais bonita da América Latina pelo TripAdvisor.

Para terminar o dia vale acompanhar uma das palestras do Projeto Tamar, que acontecem diariamente, a partir das 20h.

Dia 5 – Aproveitando o último dia

Antes de deixar a ilha o visitante pode aproveitar mais da beleza das praias e do mar. A Praia do Boldró, onde são formadas belas piscinas naturais durante a maré baixa, é ideal para observar o Morro do Pico e os Dois Irmãos. Adiante, cercada por pedras e mais deserta, fica a pequena Praia do Americano, que oferece privacidade, areia fofa e águas cristalinas. Na região ainda é possível conhecer as piscinas naturais na Praia do Bode ou seguir pela orla e chegar à Cacimba do Padre, ideal para o surf.