Saúde e Bem-estar

ONG irá ajudar crianças com lábio leporino em Roraima

As fissuras labiopalatinas são os defeitos congênitos mais comuns no rosto do ser humano

Um grupo de profissionais da área da saúde querem criar uma ONG para ajudar gratuitamente crianças com lábio leporino. A iniciativa ganhou o apoio de ONG americana ‘Smile Train’ especialista no assunto. O primeiro encontro ocorre nessa quinta-feira (11) no auditório do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade Cathedral a partir das 19 horas.

Em Roraima, a associação receberá o nome de AMAZONFIR (Associação norte amazônica de apoio à pessoa com fissura labiopalatina de Roraima) que conta com 13 membros voluntários, inclusive com os pais do Heitor Elias da Silva Santos, uma das primeiras crianças que irá passar pela cirurgia através da ONG.

Associação conta com 13 membros voluntários(Foto: Divulgação)

A advogada e cirurgiã-dentista especialista em ortodontia e ortopedia facial Tatiana Leite Xaud, disse que a parceria já vem sendo estudada há dois anos.  O evento irá divulgar o trabalho da ONG e também buscar por novos voluntários.

“É a primeira vez que me proponho a ajudar em uma causa humanitária. Me identifico com as famílias e as crianças. Pois são pessoas normais com essa anomalia funcional e estética e precisam de tratamento desde o nascimento para poder terem a possibilidade de ter uma vida normal sem limitações físicas e não sofrer preconceitos” ressaltou Tatiana que irá atuar além como dentista e também como advogada para dar suporte jurídico.

Lábio leporino

O evento irá divulgar o trabalho da ONG e também buscar por novos voluntários(Foto: Divulgação)

As fissuras labiopalatinas são os defeitos congênitos mais comuns entre as malformações que afetam a face do ser humano, atingindo uma criança a cada 650 nascidas. Essa fissura acontece porque o tecido que compõe o céu da boca não se junta corretamente.

Smile Train

Em 2019, a Smile Train celebra 20 anos no Brasil e no Mundo. No Brasil, a ONG fechou o ano de 2018 com a marca de 35 mil cirurgias. Esse aumento só foi possível graças aos 43 parceiros – hospitais e fundações médicas -, espalhados por todas as regiões brasileiras. Estima-se que no país cerca de 4.300 crianças nascem com fissuras todos os anos. A Smile Train treina médicos e profissionais da área médica, apresentando as técnicas mais recentes e modernas na cirurgia de fissura, através de ferramentas educacionais e tecnológicas.