Cotidiano

Observatório é lançado durante Seminário de Comunicação

O primeiro dia de evento contou com palestras na área de primeira infância e transparência pública

A 1ª edição do Infothon – Seminário de Comunicação e Maratona de Informações teve início nesta segunda-feira, 25, no Teatro Municipal, onde o foco foi um dos temas mais difundidos pela atual gestão: a primeira infância. Além disso, foi lançado oficialmente o Observatório da Gestão Municipal de Boa Vista, ferramenta que vai disponibilizar dados e indicadores sobre diversas áreas do município.

O primeiro dia do evento foi aberto a todo o público, em especial os profissionais da área de comunicação social. Por meio de palestras e debates, o tema da primeira infância foi amplamente discutido, aliado à responsabilidade da mídia na divulgação dos fatos e dos dados da gestão pública.

O jornalista Sérgio Praça, da revista Exame, foi o primeiro palestrante, onde abordou sobre “Jornalismo em Tempo de Fake News”. Em seguida, foi a vez do superintendente da Controladoria Geral da União em Roraima (CGU-RR), Emilson Coelho Pinheiro Neto, onde falou sobre “Transparência na Gestão Pública”.

No período da tarde, foi a vez da prefeita Teresa Surita, onde apresentou as principais políticas de sua gestão na área de primeira infância que são nacional e mundialmente reconhecidas, inclusive por diversas organizações sociais, universidades, fundações, entre outras. A jornalista Luciana Abade, da ANDI – Comunicação e Direitos, também abordou sobre o tema, na perspectiva da mídia.

Para a prefeita Teresa Surita, o evento é uma grande oportunidade para que os profissionais de imprensa passem a desenvolver pautas mais eficientes envolvendo a primeira infância, além de estabelecerem uma proximidade maior com os órgãos públicos a fim de obter as informações oficiais, evitando a difusão das chamadas “fake news”.  

“Através do observatório, por exemplo, será possível obter informações que antes só seriam possíveis por meio de ofício. E hoje será abertamente, a toda a sociedade. E com isso, a gente mostra transparência, ãquilo que Boa Vista é de fato, mostrando o que vai acontecer nos próximos anos. Ou seja, eu acredito que esse observatório é realmente uma maneira moderna de nós podermos mostrar com transparência o nosso trabalho”.

Para a jornalista e professora do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Roraima, Vângela Morais, o Infothon é uma oportunidade de se discutir assuntos referentes à cidade que são necessários para a formação da opinião pública. “Saber levar esse conhecimento às outras pessoas, e especialmente a parte prática dos jornalistas, é muito boa que os alunos estejam aqui em um treino na forma de lidar com apresentação de dados. Então a gente recebe isso de uma forma toda especial”, disse a professora.

 Estudantes de Jornalismo vão produzir reportagens especiais sobre a primeira infância

Durante oito horas, 12 duplas de estudantes de jornalismo terão que produzir uma reportagem especial sobre a Primeira Infância – fase que vai da gestação até os seis anos da criança. Assim será o segundo dia do Infothon, nesta terça-feira, 26, a partir das 08h, que será a maratona de informações propriamente dita.

Esse concurso é destinado a estudantes de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, Marketing, Publicidade/Propaganda e Relações Públicas. Com apoio de profissionais da área, os competidores terão acesso a fontes de dentro da prefeitura, que vão auxiliar na produção das reportagens.

Estudante do 5º período de Comunicação Social da UFRR, Ádriã Galvão está confiante na missão recebida, o que para ela será de grande importância, já que nos últimos anos tem se aproximado do tema primeira infância e o Infothon será uma grande oportunidade para exercer seus conhecimentos e a prática na atividade jornalística.

 “É incrível. A gente não fica só na academia. Primeira infância é um assunto que vem sendo muito debatido na cidade. E nós jornalistas temos a missão de levar a notícia a toda a população. Então, é muito importante nós estamos por dentro do assunto. E é uma oportunidade incrível poder participar”.

Os trabalhos serão julgados por uma comissão formada por jornalistas e professores universitários da área de comunicação. As três melhores reportagens serão premiadas com viagens e publicação do material em veículos de comunicação locais.

Confira as premiações:

 

1º lugar 

– Viagem a Brasília

– Visita à sucursal da Rede Amazônica de Televisão em Brasília

– Entrevista com a dupla vencedora e exibição na programação do Amazon Sat   

– Publicação da reportagem no Portal Amazônia, mídias sociais e página do especial publicitário do G1 Roraima e no site da Prefeitura de Boa Vista 

 

2º lugar 

– Viagem a Manaus

– Visita à redação da Rede Amazônica de Televisão em Manaus

– Publicação da reportagem nas mídias sociais e página do especial publicitário do G1 Roraima e no site da Prefeitura de Boa Vista

 

3º lugar 

– Visita à redação da Rede Amazônica de Televisão em Boa Vista

– Publicação da reportagem nas mídias sociais e página do especial publicitário do G1 Roraima e no site da Prefeitura de Boa Vista