Saúde e Bem-estar

Oftalmologista indica evitar exposição exagerada à luz do smartphone

Usar telefones celulares antes de ir para a cama no escuro pode levar a sérios problemas nos olhos

Ficar durante muito tempo olhando constantemente a tela com luz azul emitida por aparelhos eletrônicos não pode cegar uma pessoa, mas o excesso pode acarretar em problemas para a saúde dos olhos. 

O oftalmologista Amarildo Melo ressalta que a exposição em excesso pode prejudicar a saúde ocular, principalmente quem acessa sempre celular, computador e outros dispositivos móveis.

“A luz azul emitida por esses aparelhos prejudica a saúde de alguma forma. O primeiro problema é a uma redução significativa na produção de lágrimas. Com o tempo, a visão pode ficar cansada” explicou.

Segundo ele, as crianças são as mais vulneráveis à emissão de luz por que estão ainda com a formação dos olhos. “Desde pequenos, eles têm acesso a todos os dispositivos tecnológicos e passam horas utilizando os aparelhos eletrônicos. Como seus olhos estão ainda em desenvolvimento, eles não têm pigmentos que ajudam a filtrar uma parte dessa luz” diz.

Mas isso não quer dizer que os adultos não estão correndo o mesmo risco, especialmente aqueles que estão sempre conectados. “O correto é limitar a exposição diária a essa emissão luminosa, principalmente antes de ir para a cama, já que a exposição pode também atrapalhar o sono”, afirma o especialista.

O contato direto à luz azul violeta por diversas horas pode apresentar diversos sintomas, entre eles, a visão fica estressada ou com pouca definição, meio sem foco e borradas.

“Esses sintomas podem ser resultado da pouca lubrificação ocular. Além disso, episódios de dor de cabeça e enxaqueca podem se tornar mais frequentes. Nesses casos, o indicado é procurar por um oftalmologista urgentemente” reforçou.

Outra medida aparentemente simples para proteger os olhos é piscar mais vezes durante o dia. Desviar os olhos da tela a cada 20 minutos e focar um objeto que esteja longe por pelo menos 20 segundos é outra dica importante. 

Uso do Celular no escuro – Pesquisadores do Cape Coast Hospital (Bakkano) EUA, alertam que quando as luzes estão apagadas à noite, não se deve olhar para a tela do celular. Segundo  pesquisa, usar telefones celulares antes de ir para a cama no escuro pode levar a sérios problemas nos olhos.

Recentemente, um número crescente de pacientes entre 30 e 40 anos procura atendimento médico devido ao uso de telefones celulares no escuro.

Segundo pesquisas o reflexo direto de mais de 30 minutos pode causar degeneração macular irreversível do olho, levando a rápida deterioração da visão.

“Os pesquisadores dizem que os sintomas da degeneração macular são mais sentidos pelos idosos, mas ultimamente os pacientes estão ficando mais jovens. Pacientes com 30-40 anos de idade, usuários frequentes de telefones celulares, aumentaram em cerca de 3% dos casos. Além disso, ver o celular no escuro não só causa degeneração macular, mas também provoca olhos secos, catarata que, eventualmente, pode levar a perda de visão” finalizou o oftalmologista.