Cotidiano

Onde Poder Público não atua crime organizado domina, afirma especialista

O confronto entre adolescentes em ressocialização no CSE preocupa sociedade, devido a possível aliciamento por facções criminosas

As últimas ocorrências no CSE (Centro Sócioeducativo  Homero de Souza Cruz), localizado no Monte Cristo, zona Rural de Boa Vista, estão preocupando a sociedade de Roraima. 


Nesse domingo, 1º de julho, uma confusão entre grupos de facções rivais dentro da unidade resultado em quebra-quebra e um adolescente ferido. Foi necessária a intervenção do Choque da PM (Polícia Militar) para reforçar a segurança do Centro.


Mas como evitar a constante sensação de insegurança na unidade que trabalha para ressocializar esses jovens e impedir o envolvimento deles com facções criminosas como PCC (Primeiro Comando Capital), CV (Comando Vermelho) e FDN (Família do Norte)?  


A socióloga e especialista em Segurança Pública, Carla Domingues, observa que quando Estado não se faz presente o poder paralelo preenche os espaços e os jovens acabam sendo seduzidos para atuar no crime organizado.


“São aliciados pelo tráfico, pois levando em consideração que eles são somente internados e ficam pouco tempo, logo voltam para rua e voltam a fazer a mesma coisa [trabalhar para o crime], em contrapartida, se um adulto for pego com uma carga de maconha, por exemplo, será preso imediatamente”, disse a especialista na tentativa de explicar o envolvimento desses adolescentes com facções criminosas.


No período de internação eles tendem ainda a obedecer a ordens externas dos supostos ‘gerentes’ do crime organizado e acabam por promover rebeliões e tentativas de fuga com o objetivo, segundo Carla, para chamarem a atenção.  “Os adolescentes infratores tentam chamar a atenção da sociedade, pois os ‘invisíveis sociais’ tornam-se visíveis ao brigarem entre si dentro da unidade”, completou a especialista.


Governo afirma que estrutura no CSE será reforçada e os envolvidos no confronto serão responsabilizados


Conforme informações da Sejuc (Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania) uma empresa será contratada, em caráter de emergência, para fazer reparos e reforços na estrutura do CSE (Centro Socioeducativo).


A Direção da Secretaria garante que todos os envolvidos nos atos de tentativa de confronto com oponentes serão responsabilizados, conforme a legislação, e o CSE manterá o sistema de separação entre os internos pertencentes a facções rivais.