Cotidiano

Operação ‘Proclamação da República’ vai até terça

Efetivo da PRF será reforçado no sul da BR-174 e toda a extensão da BR-401

A operação ‘Proclamação da República’, deflagrada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) ontem, 14, em todo o Brasil, se estenderá em Roraima até a próxima terça-feira, 20. Para lidar com esse período atípico, o órgão reforçará seu efetivo transferindo policiais de outros postos de fiscalização para o sentido sul da BR-174, e para toda extensão da BR-401.

De acordo com o superintendente da PRF em Roraima, Igo Brasil, por ser um período de seis dias de feriado, a ideia é que fluxos de ida e volta de motoristas sejam intensos, uma vez que motoristas terão mais tempo para organizar qualquer viagem com mais calma.

“A ideia é manter o nosso efetivo reforçado até a noite de terça-feira. Como esse feriado é atípico, os períodos de pessoas indo e voltando será maior. Por exemplo, sabemos que haverá pessoas pegando a BR para viajar amanhã, na sexta ou até no sábado. E sabemos que a maior parte dos motoristas pegará o trajeto de volta da noite de domingo em diante. Por isso, os efetivos são necessários em ambas as rodovias”, comentou.

Igo disse que apesar desse tempo prolongado, a recomendação é que se pegue a estrada pela manhã, para evitar transtornos durante a noite, e que questões básicas quanto à condução do veículo, como excesso de velocidade e uso de álcool, sejam observadas.

Frisou ainda que além das instruções básicas, detalhes relacionados ao estado dos pneus, uso de cinto de segurança, celulares e sinalizações, também merecem atenção.

“Se preocupe com a calibragem de pneus, evite fazer ultrapassagens em locais arriscados, que não são permitidos à manobra, sinalizados com a linha amarela. Além disso, é claro que tem a questão do cinto de segurança e a cadeirinha para bebês, evitar o uso de celular, que já averiguamos ser comum entre motoristas”, complementou. (P.B)

Publicidade