Ordem de propaganda eleitoral para segundo turno é definida

Horário gratuito do segundo turno das Eleições 2018 vai até 26 de outubro; nesse período, também haverá inserções de propagandas de candidatos

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE/RR) realizou ontem pela manhã, 11, o sorteio para definir o plano de mídia da propaganda eleitoral referente ao segundo turno das Eleições Gerais 2018. Representantes das coligações partidárias de candidatos ao Governo que continuam na disputa e representantes de veículos de comunicação foram chamados e presenciaram o procedimento que definiu a ordem de exibição da propaganda.

A coligação Todos Por Roraima, representada por Anchieta (PSDB), ficou com o direito de iniciar as propagandas eleitorais para o segundo turno, que começam hoje, 12, já a coligação Agora é Roraima com Tudo, representada por Denarium (PSL), ficou com o segundo lugar. Como de costume as coligações irão se revezar todos os dias na ordem de primeira e segunda exibição.

Cada candidato terá cinco minutos diários divididos por dois blocos e o direito e também inserções de 30 segundos. Cada candidato terá o direito a 375 inserções diárias, o que dá a cada um mais 12m e 30seg em rádio e TV, contabilizando até o dia 26 mais de 3h de inserções para cada um.

De acordo com o analista judiciário José Maria Neto, o sorteio garante a lisura e transparência do pleito. “Os interessados podem se certificar de que não existe nenhum tipo de privilégio para qualquer das partes”, informou.

A presidente do TRE/RR, desembargadora Tânia Vasconcelos, esteve presente ao sorteio. Ela apelou aos jornalistas que sejam parceiros da Justiça Eleitoral na divulgação das atividades que dão transparência ao pleito. “Infelizmente nas redes sociais as pessoas não querem participar do momento legal, não querem se informar, não querem as informações e agora estão propagando boatos e nós já caminhamos tanto para chegar até aqui”, disse a presidente sobre as fake news.

“As redes sociais estão sendo usadas para propagar mentiras, então somente a imprensa isenta pode nos auxiliar nessa luta divulgando a verdade sobre a segurança da urna e o compromisso da Justiça Eleitoral com a cidadania. E para aqueles que querem conhecer melhor o processo eleitoral, eu renovo o convite para que participem de todas as etapas do segundo turno da eleição, desde a geração de mídia, passando pela carga e lacre das urnas até a auditoria da votação eletrônica, que acontece no dia do pleito. Nossas portas estão abertas à participação do público”, lembrou a presidente.

Sobre as acusações de fraude nas urnas, Tânia Vasconcelos disse que chegou a participar das eleições em que a contagem era feita manualmente por papel e afirmou que as urnas eletrônicas garantem mais transparência ao processo eleitoral. “A urna eletrônica veio justamente para garantir mais transparência e uma apuração mais rápida”, recordou.

“Vocês, que são da imprensa, ajudem a divulgar, a combater essas fakes, para que no final, estejamos todos em segurança porque hoje o nosso medo, nosso receio é que determinado candidato que está incitando a população e um atentado contra a justiça acabe provocando uma situação que não é culpa nossa, nós não votamos por ninguém” clamou a presidente do TRE.