Cultura

Orquestra de Violões do AM se apresentam nesse fim de semana

Apresentações são gratuitas e ocorrem no sábado e domingo

A Orquestra de Violões do Amazonas se apresenta em Boa Vista, nesse sábado (03) na Praça do Mirandinha durante o Igarapé Musical. E no domingo (04) no  Teatro Municipal de Roraima. As entradas são gratuitas para as duas apresentações. O evento faz parte da programação do Festival Música na Estrada em parceria com o Instituto Boa Vista de Música (IBVM).

O concerto regência do maestro e violonista espanhol Manuel Ángel Paz Vázquez com uma seleção de músicas que já faz parte da história da orquestra.

O repertório do concerto traz uma mistura entre o popular e o erudito, com obras de compositores como Johann Sebastian Bach, Francisco Tárrega e César Guerra-Peixe, no campo erudito. Já no campo popular, Chico da Silva, Adriano Aguiar, César Lima e o amazonense Elias Ferreira.

De acordo com Serginho Barros, diretor do IBVM, o evento promove um acesso direto da comunidade com a música clássica. “É a quinta temporada do projeto ‘Novembro da música’ que tem essa proposta de educação artística e musical para a população, não só para alunos, mas de forma geral, por meio das oficinas, espetáculos e shows de alta qualidade” disse.

As entradas são gratuitas para as duas apresentações (Foto: Divulgação)

Segundo ele, a ideia é desenvolver nas pessoas o hábito de buscar conhecer obras musicais de renome. “Há um intercambio entre várias instituições com um só objetivo, onde qualquer pessoa possa usufruir desse conteúdo, é uma vivência para as pessoas que podem apreciar essas obras tão importantes na história da música. Uma oportunidade de fazer um contraponto a mídia de massa, que oferece músicas muitas vezes que são de baixa qualidade” disse.

Orquestra de Violões do Amazonas

Criada em 2000, a OVAM tem como objetivo oferecer ao público a oportunidade de usufruir a técnica do violão. O repertório da orquestra é diversificado, abrangendo compositores brasileiros, do pop internacional e até mesmo da música erudita, ampliando possibilidades de divulgação da cultura musical do repertório violonístico

O evento faz parte da programação do Festival Música na Estrada (Foto: Divulgação)

Serviço

03/11 – sábado

Igarapé Musical

Praça Jorge Manoel da Silva (Mirandinha) – 18h às 22h

Rua da Tangerineira, Caçari

Quarteto de Violões e Benjamin Prestes da Orquestra de Violões do Amazonas (OVAM) – 21h

04/11 – domingo

Festival Internacional de Violões do IBVM

Teatro Municipal de Boa Vista – Sala Roraimeira – 19h

Av. Glaycon de Paiva – Bairro São Vicente

Orquestra de Violões do IBVM (RR) e Orquestra de Violões do Amazonas (AM)

Regente: Manuel Ángel Paz Vázquez (Espanha)