Política

PF faz operação contra desvio na merenda escolar

Cinco mandados de prisão foram expedidos e alguns dos possíveis presos seriam ex- secretários de Educaçao, além de empresários do ramo alimentício

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira, 4, a Operação Tântalo, para desarticular organização envolvida em desvios de recursos públicos de merenda escolar, no âmbito do Programa Mais Educação entre os anos de 2016 e 2018.

Ao todo, estão sendo cumpridos 5 mandados de prisão preventiva e 7 mandados de busca e apreensão em Boa Vista. A ação conta com o apoio do Ministério Público Federal (MPF).

De acordo com a PF, os mandados foram expedidos pela 4ª Vara da Justiça Federal em Roraima, após representação da Autoridade Policial pelas medidas. Foram concedidas, ainda, a quebra do sigilo bancário e fiscal dos envolvidos.

O Inquérito Policial foi instaurado em setembro de 2018, e com poucos meses de investigação já foi possível apurar várias irregularidades e desvios que ocorriam no fornecimento de alimentos para merendas das escolas no estado de Roraima.

O esquema criminoso já estaria em andamento no início de 2016 e contava com o falso atesto de recebimento de produtos adquiridos pelo Estado.

Desta forma, a empresa responsável pelo fornecimento dos alimentos fazia a entrega parcial dos produtos faturados, ou os substituíam por produtos mais baratos, recebendo o atesto de recebimento integral destes por servidores integrantes do esquema.

Depoimentos relatam que, no início da fraude, a empresa deixava de entregar por volta de 30% dos produtos faturados, mas nos últimos meses a situação se agravou a ponto de não se entregar produto algum, o que foi constatado, inclusive, in loco pela equipe de investigação.

Somente de março a novembro de 2018 o Estado de Roraima recebeu mais de 5 milhões e 700 mil reais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Diligências policiais realizadas em várias escolas indicam que há meses não é fornecida proteína alguma para os alunos. Em alguns casos, os policiais constataram que os funcionários das escolas realizavam compras, com recursos próprios, para tentar melhorar a alimentação das crianças, como ossos para incrementar o feijão, o qual foi encontrado vencido em várias escolas.

Agentes públicos e políticos participam do esquema e são alvos das medidas que estão sendo cumpridas. 

SOBRE O NOME DA OPERAÇÃO – Tântalo era personagem da mitologia grega que nunca conseguia alcançar comida e água mesmo vivendo cercado de abundância.

*INFORMAÇÕES: Polícia Federal.