Política

PF recolhe documentos e prende envolvidos em irregularidades

Contando com apoio da CGU, MPF e MPRR, a ação investiga irregularidades na prestação de serviços do transporte escolar

Agentes da Polícia Federal cumprem neste momento mandado de busca e apreensão em uma da empresa investigada em suposto esquema de desvio de recursos públicos do transporte escolar. Documentos estão sendo recolhidos e levados para a sede da PF, situada no bairro Treze de Setembro.

Além de 12 mandados de busca e apreensão, a Justiça Federal expediu ainda 10 mandados de prisão preventiva. A FolhaWeb apurou que uma servidora pública da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) está entre os investigados que já foram detidos.

De acordo com inquérito policial, instaurado em agosto deste ano, as irregularidades foram cometidas em contratos do Governo de Roraima com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), por meio de dispensa de licitação emergencial.

O esquema criminoso envolvia a cobrança de propina de empresas responsáveis pelo transporte, que eram obrigadas a pagar valores entre 10% a 15% das faturas para conseguir receber o pagamento devido pelo governo. Há também indícios de falsificação de documentos de prestação de serviços que não eram realizados, bem como fraude em procedimentos licitatórios.

A ação desta sexta-feira, 14, batizada de Operação Zaragata, conta com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público de Roraima (MPRR). A PF confirmou que dará mais esclarecimentos em uma coletiva de imprensa que deve ser realizada às 10 horas.