Polícia

PM encontra túnel com 30 metros de extensão

Um total de 14 túneis foram encontrados no presídio somente este ano

Uma ação realizada pela Polícia Militar, em parceria com agentes da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), resultou no encontro de um túnel que já estava pronto, prestes a servir como mecanismo de fuga para os detentos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), na zona rural de Boa Vista. A ação foi iniciada por volta das 7h30 e encerrada às 13h de ontem, dia 11.

Com mais essa escavação, um total de 14 túneis foram encontrados no presídio somente este ano. Conforme o comandante do Comando do Policiamento da Capital (CPC) da Polícia Militar, coronel Elias Santana, a operação tinha como objetivo identificar buracos e túneis que servem como pontos de fuga. “Visava marcar a presença real da Polícia Militar dentro do perímetro do presídio e, na ocasião, nós encontramos alguns buracos. Eles foram tapados. Também aproveitamos para fazer uma limpeza em todo o perímetro interno da Pamc para melhorar a visibilidade dos policiais que atuam nas guaritas”, explicou.

Quanto ao número de policiais envolvidos na ação, o coronel não divulgou porque disse que é uma estratégia não revelar o efetivo, por uma questão de segurança. “Mas estavam presentes o efetivo do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) e de alunos da Academia de Polícia. Tudo saiu a contento, dentro do planejado. Imaginamos que, com a ação, iremos oferecer melhores condições de segurança para a nossa população durante o feriado”, finalizou Santana.

O túnel iniciava na área da Unidade Prisional conhecida como “Cadeião”, onde ficam os presos do regime fechado e já tinha sido concluído, com saída para área externa do prédio, no entanto, ainda dentro dos muros da Pamc.

SEJUC – A Secretaria de Justiça e Cidadania informou, por meio de nota, que a equipe de inteligência do Grupo de intervenção Tática (GIT) com apoio do Bope entrou na Pamc para realizar uma ação de limpeza rotineira. “Na oportunidade, os agentes verificaram a estrutura da unidade, onde foram encontrados três buracos e um túnel já iniciado de aproximadamente 30 metros na ala 14, assim evitando a tentativa de fuga dos reeducandos. Os buracos já foram tapados e o túnel concretado”, informou a Sejuc.

A Secretaria ressaltou ainda que na manhã de ontem também foi realizada uma operação de revista na Cadeia Pública Feminina para verificar irregularidades. A ação aconteceu após os agentes daquela unidade prisional terem encontrado na quarta feira, dia 10, a porta de uma cela da unidade cerrada e precisavam evitar uma possível fuga.

“Após os acontecimentos da quarta feira, os agentes realizaram logo pela manhã uma revista geral. Durante a operação foram encontrados pelo menos seis pedaços de ferros pontiagudos, uma faca de mesa e uma serra, além de mais uma janela com a grade serrada”, citou.

Para concluir, a Sejuc informou que um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) foi aberto para apurar e identificar todos os responsáveis. (J.B)