Polícia

PM prende foragido que cultivava mudas de maconha

O fato ocorreu nessa quinta-feira (23) na Vila do Jundiá. Homem estava escondido em um sítio há mais de dois anos.  

Policiais militares receberem a denúncia de que o foragido do sistema prisional Lizomar Maurício da Silva, de 53 anos, estava escondido em um sítio que fica na Vila Jundiá, na divisa com o Estado do Amazonas. Na ocasião, os policiais do 1° e 2° Batalhões, Companhia Independente de Policiamento de Guarda (CIPG) e 3a Companhia Independente de Polícia Militar de Fronteira (CIPMFron/Rorainópolis) montaram uma operação para recapturar o indivíduo.

Os policiais militares, juntamente com um policial federal, deram início à operação por volta das 05h15. O objetivo era surpreender o homem. Ao se aproximarem do local, um barraco de madeira localizado no quilômetro 14 da RR-431, os policiais desembarcaram das viaturas e seguiram a pé até o ponto da abordagem.

Na ação, os policiais conseguiram surpreendê-lo no exato momento em que saía da residência em que estava escondido há quase dois anos. Mesmo recebendo ordens para se entregar, o foragido ainda tentou empreender fuga, mas foi capturado em seguida pelos policiais. Após revista no quintal, foram encontrados 16 pés de maconha, ainda em mudas pequenas, prontas para o plantio.

O foragido confessou que cultivava as mudas que seriam vendidas quando estivessem prontas para o consumo. Após consulta aos órgãos de segurança, foi confirmado que ele estava foragido desde o ano de 2016, bem como foi verificada a sua ficha criminal, que é muito extensa, contendo diversos delitos relacionados ao crime de tráfico de drogas e duplo homicídio.

Mesmo com uma ficha criminal tão extensa e na condição de foragido, a polícia ressaltou que Lizomar não fazia questão de se manter discreto. Os policiais ouviram moradores que informaram que o fugitivo era muito violento e causava constantes confusões contra seus vizinhos. “Todos o temiam na região”, enfatizou a PM.

Lizomar foi apresentado ao delegado Titular da Delegacia de Rorainópolis para as providências decorrentes e lavratura de flagrante pelo crime de tráfico de drogas. Ele cumpria pena na Cadeia Pública de Boa Vista (CPBV), no entanto, tem no histórico carcerário algumas faltas, entre elas a de não retornar do benefício de saída temporária, concedido todos os anos aos detentos que têm bom comportamento.

Os policiais também explicaram que a intenção de Lizomar era fugir para outro estado. De Rorainópolis foi encaminhado para Boa Vista, para ser apresentado à Dicap antes de ser recolhido novamente à Cadeia Pública. (J.B)