Polícia

Escritório de advocacia denuncia tentativas de golpes

Nome da empresa era usado indevidamente por um suspeito que seria bacharel em direito e estaria aplicando golpes financeiros em Boa Vista

O Escritório Valdenor Gomes Sociedade de Advogados, divulgou na tarde deste sábado, dia 16, uma nota em que relata que estaria tendo o nome usado indevidamente em uma tentativa de estelionato. O crime, conforme explicado no texto divulgado pelo escritório, estaria sendo cometido por um bacharel em Direito que prometia rendimentos financeiros altos as vítimas, a conhecida ‘Pirâmide Financeira’.

“Se passando por sócio deste escritório, o estelionatário criou uma espécie de pirâmide, para coletar dinheiro das vítimas, prometendo êxito e bons lucros em tempo recorde. Para dar mais ‘veracidade’ às promessas, o estelionatário criou perfis falsos nas redes sociais, inclusive simulando diálogos com o sócio-administrador do escritório, que eram usados para convencer as vítimas”, diz um trecho do comunicado divulgado pelo escritório.

O suspeito, ainda conforme um dos proprietários do escritório, Valdenor Gomes, já teria trabalhado na empresa, sendo que primeiro atuou como estagiário de direito e depois passou a ocupar a vaga de recepcionista no escritório. O vínculo com o suposto infrator, teria encerrado em dezembro de 2020, após as ocorrências suspeitas atribuídas a ele, ainda conforme a nota.

“Assim que tomamos conhecimento dos fatos, comunicamos o ocorrido à seccional da [Ordem dos Advogados do Brasil em Roraima] OAB/RR e, através de três Boletins de Ocorrência , também as autoridades policiais”, diz mais um trecho do alerta divulgado pela empresa, ao reforçar que as autoridades de segurança pública do Estado, já foram informadas sobre o caso.

Ele acrescenta ainda que é um risco acreditar em promessas, classificadas por ele, como absurdas. “A partir do momento que soube, demiti o rapaz e ai começou a estourar a bomba. As pessoas precisam prestar mais atenção e não acreditar em promessas absurdas. Esse rapaz não apresentou documento para ninguém e quando apresentou, foi algo grosseiro”, detalhou.

A reportagem tentou contato com o rapaz suspeito, mas o número de telefone que seria dele, está  desligado. 

Outro lado – A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima (OAB/RR), a despeito do pedido de providências recebido em face de um bacharel em Direito por exercício ilegal da profissão e estelionato, o qual se identificava como advogado para aplicar golpes com intuito de locupletar-se, vem a público manifestar-se nos termos seguintes:

O art. 8° da Lei n° 8.906/94 contém o rol dos requisitos legais para que seja admitida inscrição nos quadros da OAB e impõe, dentre outros, a exigência da aprovação em Exame de Ordem àqueles que pretendem tornar-se integrantes da advocacia.

No caso em tela, o bacharel em Direito Mateus Soares identificava-se como advogado sem possuir aprovação no exame da OAB ou mesmo inscrição na Seccional, utilizando-se da imagem de outro escritório de advocacia que não possuía qualquer relação com a prática criminosa ora relatada, para conquistar a confiança de pessoas e aplicar-lhes golpes financeiros.

O fato ocorrido é de extrema gravidade, motivo pelo qual a OAB/RR repudia tal prática criminosa e coloca-se à disposição para auxiliar aos órgãos oficiais de persecução penal que estão à frente do caso.

A OAB/RR esclarece ainda que o Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RR não detém competência para apurar os fatos, em virtude de se tratar de condutas praticadas por pessoa não inscrita nos quadros desta Seccional.

Por fim, a OAB/RR alerta a população para que sempre consulte o Cadastro Nacional dos Advogados (CNA) no site: www.cna.oab.org.br para confirmar se o profissional que se apresenta como advogado (a) de fato está inscrito regularmente na instituição antes de outorgar procuração ou antecipar qualquer valor a título de honorários. Informações também podem ser solicitadas por meio do telefone (95)3198-3350 e e-mail [email protected]