Polícia

Homem acha celular roubado e é preso ao tentar extorquir vítima

Estudante foi roubada em setembro do ano passado. O homem havia encontrado o aparelho em frente a uma panificadora e fez exigências para devolvê-lo

Um homem venezuelano de 36 anos, foi preso nesta quarta-feira (10) após tentar extorquir uma estudante de 21 anos, que teve o celular roubado em setembro do ano passado. Ele havia encontrado o aparelho em frente a uma panificadora e fez exigências para devolvê-lo.

Conforme a Polícia Civil de Roraima (PC-RR), o assalto aconteceu em frente ao Conjunto Monte Roraima, no bairro Caçari. Dois homens em uma motocicleta abordaram a jovem com uma arma de fogo e fugiram com o celular modelo Iphone 7. A vítima registrou Boletim de Ocorrência no 1º Distrito Policial, mas há oito meses não tinha notícias sobre a identificação dos criminosos.

Porém, no início deste mês, uma tia dela, que estava com o número de telefone como contato emergencial no celular da estudante, recebeu uma ligação e a pessoa dizia que pretendia entregar o aparelho.

Inicialmente a estudante manteve contato com a pessoa e chegou a marcar um encontro para poder pegar o aparelho.  A pessoa dizia que queria uma recompensa e a jovem decidiu pagar.

Ainda segundo a PC-RR, ela teve medo e um amigo foi ao encontro do venezuelano, que não quis devolver o telefone, pois só devolveria o aparelho para a jovem. O rapaz chegou a oferecer R$ 100, mas o infrator teria debochado, porque não iria conseguir fazer nada com aquele valor.

A jovem voltou ao 1º DP e denunciou a extorsão. Os policiais a orientaram a marcar um segundo encontro com indivíduo e a acompanharam. Por mensagem, o venezuelano disse à vítima que queria outro telefone com WhatsApp em troca do celular dela.

“Desde a primeira vez em que falou com o acusado, a jovem disse que foi vítima de um assalto e que os ladrões tinham levado o telefone dela, mas mesmo assim, ele insistia em extorqui-la”, disse o delegado Clayton Ellwanger do 1º DP.

Quando foi preso, o homem disse que encontrou o telefone em setembro do ano passado, mas não tinha como carregar o aparelho. Neste mês, entretanto, ele conseguiu dar carga ao celular e fez contato com a vítima. Ele negou participação no assalto contra a estudante e também não foi reconhecido por ela como sendo um dos criminosos.

O telefone foi apreendido e restituído à proprietária. O acusado foi autuado em flagrante e apresentado nesta quinta-feira (11) na Audiência de Custódia.