Polícia

PF faz combate ao tráfico e a exploração de venezuelanos 

Polícia Federal cumpriu dois mandados, um de prisão e outro de busca e apreensão

A Polícia Federal cumpriu ontem (17) um mandado prisão em Boa Vista e nesta quarta-feira (18) um de busca e apreensão foi expedido para cumprimento no município de Pacaraima, local onde ocorreria o aliciamento dos imigrantes e o trabalho análogo ao escravo, contra um homem suspeito de ser responsável por submeter imigrantes venezuelanos a tais situações.

As investigações tiveram início após relatos de venezuelanos de que estariam trabalhando por valores irrisórios, como cinco ou dez reais por dia, e que mulheres e adolescentes chegariam a trabalhar sem remuneração alguma. 

Todos executariam trabalhos na construção civil, com jornadas de 12 horas diárias e sem dias de descanso. 

A alimentação, precária e em quantidade insuficiente, seria fornecida pelo próprio empregador, e sempre descontada dos funcionários. 

Além da alimentação, o homem cobraria outros itens dos trabalhadores, como a água (que não receberia tratamento) e uma suposta energia elétrica, que não era fornecida. 

TRÁFICO

Diligências e novos depoimentos colhidos pela PF em inquérito policial levantaram indícios que confirmariam as denúncias feitas. As investigações apontam, ainda, que o empresário estaria traficando venezuelanas para serem exploradas sexualmente em outras regiões do Brasil, além de ser responsável pelo envio de imigrantes para trabalharem em condições semelhantes em outros estados. 

*Com informações da PF/RR

  

Os trabalhadores morariam em barracas improvisadas sem acesso a banheiros, e seriam proibidos de se ausentar do local por mais que uma hora.