Polícia

‘Roraima possui a polícia menos corrupta do país’ diz Dicap

Roney explica que isso é um fator essencial no combate ao crime organizado em Roraima

O chefe da Divisão de Captura (Dicap), Roney Cruz foi entrevistado durante o Agenda da Semana nesse domingo (21). Segundo ele, Roraima possui a polícia menos corrupta do país, a informação foi divulgada após um levantamento realizado pelo Datafolha e pelo Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp), a pedido do Ministério da Justiça e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Roney explica que isso é um fator essencial no combate ao crime organizado em Roraima. “Nós não estamos na mesma situação que estados como o Rio de Janeiro e São Paulo, onde o crime impera, e existe lugares em que a Polícia se quer entra, mesmo estando numa área de tríplice fronteira. Combater as facções criminosas de Roraima requer muito empenho, e pra isso utilizamos a tecnologia ao nosso favor, a troca de informações entre as polícias avançou e com isso dificulta o criminoso se esconder da Polícia” reforça.

De acordo com Cruz, a Polícia vem traçando estratégias para combater o crime e os homicídios que foram registrados na capital nas últimas duas semanas, entre elas, a Operação Sicarius.

O reforço no policiamento foi realizado nos bairros São Vicente, 13 de setembro e Caimbé. A polícia irá combater todos os tipos de delitos e garantir mais tranquilidade aos roraimenses. A operação será feita de forma diária e visa combater os crimes ligados ao tráfico de droga. Entre os focos de combate da operação, estão crimes, como homicídios, latrocínios, roubos e furtos. As ações também estarão concentradas na retirada de drogas e armas das ruas.

Além das equipes de policiamento de cada região, a operação também contará com a participação das unidades especializadas, como Força Tática, Grupo de Operações Táticas, GRT, Cavalaria e Grupo de Patrulhamento Tático, Batalhão de Operações Especiais (Bope), Detran.

“Confie na Polícia, nós temos uma polícia atuante, denuncie. Uma arma que se tira da criminalidade, diminui também o índice de homicídios, existem canais de denúncia em anonimato por meio do 190” reforçou.