Polícia

60 toneladas de cassiterita são apreendidas no Posto do Jundiá

Minério pertence a um empresário de Boa Vista e tinha o exterior como destino final

Sessenta toneladas de cassiterita, que vinha sentido Manaus/Boa Vista, foram apreendidas no Posto de Fiscalização de Jundiá. A apreensão foi efetuada pela Polícia Federal (PF), após ser acionada pela Receita Estadual, de que carretas estariam transportando minério com documentação fraudada.

Uma equipe da Polícia Federal (PF) foi até o local e encontrou duas carretas com cargas que totalizaram 60 toneladas de cassiterita. A PF apurou que a carga pertencia a um empresário de Boa vista e tinha o exterior como destino final. Constatou-se ainda que a documentação apresentada havia sido fraudada para dar aparência de legalidade ao minério que foi extraído na terra indígena Yanomami em Roraima, fazendo parecer que tinha origem em Itaituba, no estado do Pará, onde tem lavra autorizada.

Os motoristas dos veículos fugiram e abandonaram a carga. As carretas foram apreendidas juntamente com a cassiterita e levadas para o pátio da Superintendência da Polícia Federal.

Durante o ano de 2022, além das apreensões decorrentes de denúncias ou trazidas por outros órgãos policiais, a PF informou que realizou diversas operações que resultaram em um total de 117.250 kg de cassiterita, além da apreensão de armas, munições e combustível que abasteciam o garimpo ilegal no estado de Roraima.