Polícia

64 denúncias de violência contra idosos foram investigadas em 30 dias

 A operação faz parte de uma mobilização nacional coordenada e articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública

A Polícia Civil de Roraima apresentou nesta quinta-feira, dia 18, o resultado da Operação Vetus II, uma ação que teve início no dia 15 de outubro, com foco no combate à violência contra idosos. Ao todo, 64 denúncias de violência contra a pessoa idosa foram investigadas no período de 30 dias em cinco municípios do Estado, incluindo a Capital.

 A operação faz parte de uma mobilização nacional coordenada e articulada pelo MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), por meio da SEOPI (Secretaria de Operações Integradas), em parceria com o MMFDH (Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos).

Durante o período, policiais civis lotados na DPPINE (Delegacia de Proteção ao Idoso e a Pessoa com Necessidade Especial) fizeram a triagem de 480 denúncias que foram encaminhadas por meio do Disque 100 e por Boletins de Ocorrências. Foi constatado que havia duplicidade nos casos e, após o levantamento, foram constatadas 64 denúncias. As diligências para constatar a violência contra o idoso ocorreram nos municípios de Alto Alegre, Boa Vista, Cantá, Caracaraí e Pacaraima.

De acordo com informações prestadas pelo delegado de Proteção ao Idoso, Paulo Henrique Moreira, com o registro dessas ocorrências são realizadas as diligências para averiguar cada caso.

“Todas as denúncias, tanto do Ministério da Justiça, quanto locais, foram averiguadas, sem exceção. Nossos policiais foram nos mais diversos locais, fizemos levantamentos, com relatórios e imagens. A Polícia Civil vem dando uma resposta nos crimes cometidos contra os idosos. Nossa equipe já vem realizando este trabalho durante todo o ano, com orientação da nossa diretoria, tanto preventiva quanto de combate efetivo aos crimes contra os idosos”, destacou.

Moreira ressalta que, em muitos casos averiguados, as situações são resolvidas apenas na visita dos policiais, pois tratam-se de problemas de relacionamento entre familiares em cuidar da vítima idosa. Nos casos mais graves, as partes são ouvidas e o procedimento é instaurado visando a responsabilização do autor ou infrator.

Nos casos de violência contra o idoso confirmados, o delegado afirmou que os de maior incidência são patrimoniais, como por exemplo, estelionato praticado contra o idoso, envolvendo bancos.

“As providências são imediatamente tomadas, visando à identificação dos autores. Vale salientar que os idosos são vítimas fáceis de estelionatários e, também, dos próprios familiares que subtraem valores dos idosos, das mais variadas formas, o que é crime”, disse.

A diretora do DPE (Departamento de Polícia Especializada), delegada Elivânia Aguiar, destacou a importância da atuação das instituições parceiras, como CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e AGMAL (Associação Grupo de Mães Anjos de Luz).

“A Polícia Civil aderiu à Operação Vetus II, uma operação Nacional de grande importância e que chama a atenção da sociedade sobre a violência contra a pessoa Idosa. Através da Delegacia de Proteção ao Idoso, os policiais que a compõem, junto ao delegado Paulo, fizeram um excelente trabalho durante o período em que perdurou a operação. Essa ação conta com os parceiros que compõem a rede de proteção ao idoso. Aproveito a oportunidade para parabenizar os policiais civis envolvidos na operação Vetus II”, destacou.

RESULTADOS

Das 64 denúncias averiguadas, não houve necessidade de se instaurar procedimentos, uma vez que já vinham sendo acompanhadas pela Polícia.

 De 1º de janeiro deste ano até hoje (18), a Delegacia do Idoso tem 41 procedimentos em tramitação do Projudi (Processo Eletrônico do Judiciário de Roraima), instaurou 18 inquéritos Policiais, tendo finalizado nove deles. Lavrou 50 TCOs (Termos Circunstanciados de Ocorrências), efetuou a prisão em flagrante de seis pessoas e cumpriu dois mandados de prisão.  Além disso, representou por oito Medidas Protetivas relacionada ao idoso e 22 Medidas Protetivas de Urgência contra idosos.

Também foram registrados na Delegacia 361 BO’s (Boletins de Ocorrências), sendo que destes 273 foram finalizados os procedimentos. Também recebeu 278 BO’s de outras unidades policiais, que estão em investigação.