Polícia

Acusado de mandar matar quatro pessoas em Roraima é preso no Piauí

A investigação para prender o homem teve início no dia 26 de junho deste ano, por agentes do SIOP (Setor de Investigação e Operação) da DGH (Delegacia Geral de Homicídios)

A. C. S., mais conhecido como “Lodinho”, apontado como suspeito de ser o mandante de quatro homicídios em Roraima, tendo como motivação o esquema de contrabando de alho da Guiana, foi preso nesta quinta-feira (22), numa ação integrada entre a Polícia Civil de Roraima e a PRF (Polícia Rodoviária Federal), na cidade de Parnaíba, no Piauí.

A investigação para prender o homem teve início no dia 26 de junho deste ano, por agentes do SIOP (Setor de Investigação e Operação) da DGH (Delegacia Geral de Homicídios), e está sendo comandada pela delegada da DGH, Luciana Kulay. Ela explica que os crimes apontados a Lodinho vieram à tona após a tentativa de homicídio ocorrida em 26 de junho, contra o comerciante W. S. M., de 27 anos. Ele sofreu uma emboscada a tiros.

A vítima estava na companhia do filho de um ano e dois meses e de um amigo, utilizando veículo Jeep Compass, quando parou em um comércio na Avenida Nazaré Filgueiras, no bairro Pintolândia. Nesta ocasião, um veículo Corolla emparelhou ao seu e ele percebeu quando o passageiro baixou o vidro começou a atirar.

Para a delegada, o comerciante contou que naquele momento sua única reação foi proteger o filho que estava ao seu lado. Após os tiros, os suspeitos da emboscada saíram em alta velocidade deixando o local.

A equipe plantonista da DGH foi acionada logo após o crime iniciou as diligências. A vítima revelou que reconheceu uma das pessoas que atirou contra ele, apelidado de “Caburé”.

Na ocasião, os policiais civis prenderam quatro pessoas em flagrante, sendo que dois deles tinham chegado recentemente do Maranhão e foram contratados pelo valor de R$ 5 mil, para executarem o comerciante. O nome do mandante do crime foi citado como sendo Lodinho, que estava morando no Estado do Pará.

OS SUSPEITOS DO CRIME

Os presos foram D. S. N., de 32 anos, apelidado de “Magrão” e, em sua posse, foi apreendido um revólver calibre 38. Também V. G. S. F., de 22 anos e P. S. C., de 22 anos, e com eles também foi apreendido um revólver calibre 38. Os policiais também prenderam C. C. T., de 29 anos, o Caburé, e, em posse dele foi apreendida uma pistola calibre 380.

Dos quatro homens presos, três confirmaram que participaram da emboscada para matar o comerciante. Um deles, o Magrão negou envolvimento. O carro usado no crime foi localizado na Vila São Silvestre, município de Alto Alegre, onde foi escondido.

O MANDANTE DO CRIME

Na continuidade das investigações, os policiais constatam que o crime foi por encomenda e que havia um mandante, identificado por Lodinho. O homem estava morando no Pará e a delegada Luciana Kulay representou pela prisão preventiva dele, sendo deferida pela Justiça.

“Assim que a Justiça acatou o pedido de prisão, nossos policiais a DGH começaram a investigar o paradeiro dele. Em primeiro momento ele estava no Pará e depois se deslocou para uma cidade do Maranhão. Em seguida as diligências apontaram que ele já estava numa cidade do Piauí. Fizemos contato com a PRF e pedimos o apoio, repassando o endereço em que ele estava. Os policiais rodoviários o prenderam e o apresentaram numa Delegacia de Polícia Civil”, detalhou a delegada.

Segundo a delegada há quatro inquéritos tramitando na DGH em que apontam Lodinho como o mandante dos crimes, sendo a motivação a disputada pelo comércio ilegal de alho oriundo da Guiana.

“O nosso próximo passo é representar pelo recambiamento de Lodinho do Piauí para Roraima, pois temos, além desses inquéritos, a suspeita da participação dele em outros crimes. Consideramos este trabalho de investigação de extrema importância, uma vez que com a identificação de todos os integrantes desta organização criminosa, conseguimos esclarecer vários crimes que estavam sem resolução na DGH”, finalizou a delegada.

Kulay destacou o empenho da equipe da PRF do Piauí e o compromisso dos policiais da DGH com a qualidade da investigação.

“A integração entre as forças de Segurança é de extrema importância e a PRF foi célere no cumprimento da prisão, tão logo pedimos o apoio. É importante destacar a atuação dos nossos policiais que, mesmo em Roraima, investigaram e confirmaram a localização do suspeito, intensificando o trabalho ao longo deste mês para prendê-lo”, afirmou.