Polícia

Agricultor afirma estar aliviado após matar desafeto a facadas 


O agricultor Leojanes Galvão Mariano, de 33 anos, foi morto na noite deste sábado (21) após uma discussão na região da Vila Serra Grande II, no município do Cantá, Centro-Leste de Roraima. Segundo a Polícia Civil, a vítima e o suspeito, um outro agricultor, de 24 anos, tinham uma rixa antiga e sempre trocavam agressões.

Durante seu depoimento, o suspeito disse que estava assistindo a uma partida de futebol, no Campo do Fluminense, quando Leojanes Galvão chegou ao local e lhe ofereceu entorpecentes. O indivíduo informou que após negar a proposta, foi atingido com “cabeçadas” pela vítima, momento em que se iniciou a discussão.

De acordo com o delegado regional plantonista, Alberto Alencar, o agricultor narrou que saiu do local em uma motocicleta e foi para casa com a intenção de se armar com uma faca, mas não encontrou mais a vítima ao voltar. “Ao retornar para sua casa, no meio do caminho, a vítima teria lhe abordado “fechando” sua frente em uma motocicleta e lhe agredindo com palavras de baixo calão”, detalhou o delegado.

Ainda segundo o depoimento do suspeito, Leojanes Galvão teria continuado com as agressões e o empurrou. Como estava armado, ele disse ter sacado a faca da cintura e desferido um golpe no peito da vítima. Logo após desferir um único golpe, ele disse que saiu do local para voltar a sua residência e jogou no meio do caminho a arma usada no crime.

A Polícia Militar foi acionada por volta das 18h40 pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que tentou reanimar a vítima, mas devido a grande perda de sangue, ela acabou morrendo no local. Durante o procedimento, a guarnição recebeu informações sobre o suposto autor do crime e iniciou as buscas pelo indivíduo. 

Assim que chegaram na residência do agricultor, ele não reagiu a prisão e foi levado algemado até a viatura. Os policiais retornaram ao local do crime para isolar a área até a remoção do corpo pelo Instituto Médico Legal (IML), mas precisaram seguir diretamente para a Delegacia do Cantá por conta da revolta de familiares e amigos de Leojanes ao perceberem a presença do suspeito.

Segundo o delegado Alberto Alencar, o suspeito disse durante o interrogatório que há seis anos teve uma briga com a vítima, que teria lhe esfaqueado em uma das coxas. As discussões seriam constantes e Leojanes Galvão sempre o ameaçava e dizia para outras pessoas que o “pegaria”. O agricultor afirmou que não estava arrependido.

A faca usada no crime foi localizada e o suspeito foi autuado em flagrante por homicídio qualificado e encaminhado para Audiência de Custódia. O corpo da vítima foi liberado aos familiares neste domingo (22) para velório e sepultamento no Cemitério Municipal do Cantá.

Publicidade