Polícia

Autônomo é assassinado com 11 tiros em suposto acerto de contas 

O crime ocorreu nesta terça-feira (9), no bairro Alvorada

O aniversário de Boa Vista, dia 9, foi marcado por mortes. Logo nas primeiras horas da manhã, por volta das 5h30, o autônomo identificado como Jeferson Alves Carvalho, de 28 anos, foi morto com 11 tiros em frente sua residência, que fica no bairro Alvorada. A companheira dele testemunhou o crime e disse que conseguiu fugir. A motivação, segundo ela, está relacionada ao contrabando de alho oriundo da República Cooperativa da Guiana.

Conforme a Polícia Militar, quando chegou ao endereço conversou com a esposa da vítima e ela informada que quando Jeferson abria o portão, quatro indivíduos o surpreenderam, atirando diversas vezes. Para não morrer, ela disse que pulou o muro e se refugiou na casa do vizinho, no entanto, o companheiro não teve a mesma sorte.

Os tiros acertaram a cabeça e o abdômen de Jeferson que morreu ainda no local, sem mesmo conseguir ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que, apesar de ter comparecido para prestar assistência, acabou por apenas constatar o óbito. 

Quando questionada, a companheira disse que a vítima vinha sofrendo ameaças constantes por parte de um indivíduo conhecido como “Lodinho” pelo fato dos dois estarem envolvidos nas operações de contrabando de alho. Na casa de Jeferson, a guarnição encontrou uma caminhonete, modelo Toyota/Hilux, adesivada na cor preta, placa NAR-7298, mas em consulta ao sistema do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), comprovou-se que a placa era inexistente.

Desconfiados, os policiais fizeram uma revista mais minuciosa e descobriram que a cor original do automóvel é branca. A esposa da vítima apresentou um documento à PM como se a placa fosse JXY-8901, mas também não conferiu com os dados do veículo. Ao verificarem o número do Chassi, os policiais concluíram que o carro é de procedência venezuelana, descobrindo que estava em condição irregular e adulterado. Por não ter um guincho à disposição, a guarnição acorrentou o câmbio de machas do automóvel, para que não seja utilizado até que a Justiça decida que medida adotar.

Por fim, a PM confirmou que a vítima vivia do contrabando e não tinha qualquer outra atividade laborativa. A companheira relatou ainda que semana passada Jeferson conseguiu furar um bloqueio da PM no município do Bonfim, ocasião em que transportava o carregamento ilegal. Ainda em estado de choque, a testemunha e também vítima foi levada para o 4o DP, a fim de esclarecer os fatos e a Polícia Civil dar início às investigações.

Até o fim da tarde de ontem, nenhum suspeito do crime tinha sido preso. Imagens de câmeras de segurança foram analisadas pela Polícia, além de parentes e vizinhos da vítima serem ouvidas. O corpo de Jeferson foi liberado na manhã de ontem pelos familiares para realização do funeral e sepultamento. (J.B)