Polícia

Autônomo morre eletrocutado durante instalação de poste

Um acidente de trabalho envolvendo quatro pessoas, por volta da 15h desse sábado, 14, resultou na morte do autônomo Alcides Francisco da Silva Neto, 26 anos, e deixou outros três, com idades entre 33 e 43 anos, feridos. As vítimas faziam a instalação de um poste de concreto numa propriedade que fica na vicinal da Piranha, município de Alto Alegre. Enquanto os quatro homens faziam o manuseio, a ponta do poste tocou o cabo de rede de alta tensão que rompeu.

Com a descarga elétrica no poste, três dos trabalhadores tiveram queimaduras nas mãos, mas Alcides, além do choque, caiu por cima do cabo tensionado e morreu no local. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado por quem mora na região depois que o dono da propriedade passou a gritar por socorro, em total desespero.

A vítima era um amigo próximo do proprietário da chácara e estava no local para dar assistência na hora de instalar o poste, sendo chamado por ser forte e grande. Os três feridos foram levados para a sede do município de Alto Alegre, a fim de receberem atendimento médico, enquanto a PM compareceu ao local do fato, isolou a área da ocorrência e acionou tanto a perícia quanto o rabecão do Instituto de Medicina Legal (IML).

Ao fim dos procedimentos periciais, o corpo foi removido até a Capital, onde passou por exame de necrópsia na manhã desse domingo, 15. Um amigo da família, que acompanhava o irmão da vítima no IML, relatou que uma hipótese é de que a descarga elétrica ocorreu quando as vítimas tocaram o fio de alta tensão no poste úmido, que tem ferro na composição, apesar de ser de concreto. A partir daí o poste rompe o cabo e apenas Alcides cai por cima, sofrendo com a eletricidade.

O colega ainda reforçou que faltou atenção dos que estavam instalando o poste e que o buraco cavado, que serviria como base, tinha um diâmetro menor que a espessura do item a ser instalado e que devido à movimentação tocou na rede elétrica.

O caso foi levado ao conhecimento da autoridade policial para que tomasse providências. A vítima deixa a esposa e dois filhos, sendo um de 12 anos e outro de 7 meses. Como Alcides faria 27 anos nesta segunda-feira, 16, a família estava disposta a fazer o sepultamento ainda nesse domingo, uma vez que não gostariam de enterrar a vítima na data de seu aniversário.

“Ele tinha acabado de concluir o curso de brigadista, mas por enquanto estava fazendo bico porque ficou desempregado. Ele trabalhava numa empresa que presta serviço terceirizado”, explicou o amigo.

O corpo foi liberado ainda na manhã de ontem para realização do funeral que deve acontecer em Alto Alegre. (J.B)