Polícia

Avião apreendido com cocaína é levado para PF

O avião passou por uma varredura realizada pelas equipes policiais

O avião que transportava mais de 400 quilos de cocaína pura foi transferido para a sede da Polícia Federal na tarde dessa segunda-feira, 08 por volta das 16 horas. Trata-se de um monomotor da fabricante Cessna Aircraft, matrícula PT-JSN. O combustível do avião foi esvaziado e as asas foram retiradas. 

A aeronave fez um pouso forçado na BR-174 no último sábado, 6, cerca de 15 quilômetros após a sede do município de Iracema, região Centro-Sul de Roraima.

O órgão ressaltou que os trabalhos de investigação foram feitos em conjunto com a Força Aérea Brasileira (FAB), que ajudou na identificação da aeronave.

Duas pessoas, o piloto e um tripulante, que estavam no avião foram presas. Ambos foram encaminhados para a Superintendência Regional do órgão, que funciona no bairro Treze de Setembro.

Considerando a quantidade de cocaína pura encontrada no avião (470kg) e o custo do quilo da substância, que no Brasil, segundo informações do Relatório Mundial sobre Drogas organizado pelo Escritório para Drogas e Crime da Organização das Nações Unidas (UNODC) está sendo vendido por 13 mil euros o quilo. Em uma conta rápida usando a cotação do domingo, de 4,29 o valor do Euro, conclui-se que o quilo vendido por esse preço, multiplicado pelos 470 kg, resulta no total estimado de 6,110 milhões de euros, ou mais de R$ 26 milhões de reais.

POLÍCIA