Polícia

Bombeiros resgatam homem que bateu a coluna em mata de difícil acesso

Equipe da corporação contou com o reforço de nove mateiros para chegar ao local onde estava a vítima. Caminho tinha área alagada e rio que forçou a equipe a nadar para chegar à localidade do acidente

Os bombeiros da 1ª Companhia de Caracaraí do 2º BPABM (Batalhão de Proteção Ambiental Bombeiro Militar) resgataram, neste sábado (14), um mateiro de 32 anos atingido pela queda de uma peça de madeira, que o derrubou em cima de um tronco de árvore cortada.

Em seguida, o homem bateu a coluna cervical e ficou imóvel do pescoço para baixo, segundo o capitão Raulino Neto, do Corpo de Bombeiros. O acidente aconteceu nessa sexta-feira (14), na região da vicinal 04 do Água Boa, em um local de difícil acesso no Município.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a operação para resgatá-lo iniciou às 21h40 de sexta, quando a equipe foi comunicada do acidente. Imediatamente, com o apoio nove mateiros da região, o capitão Raulino Neto, com o apoio de mais quatro bombeiros e de nove mateiros da região, partiu para a vicinal.

Neto disse que a equipe foi de carro com uma embarcação até um trecho na vicinal e, a partir de lá, toda a equipe foi a pé. “Tratava-se de um local de difícil acesso e além disso a maior parte está alagada, dificultando imensamente o deslocamento com a maca”, disse.

A equipe de resgate caminhou por quatro quilômetros na mata, com cerca de 600 metros alagados e precisou atravessar, nadando, um rio de 20 metros de largura. O resgate levou aproximadamente 3h20 até chegar ao local onde estava a vítima.

Os bombeiros fizeram a avaliação primária do mateiro e prestaram os primeiros socorros. Em seguida, a vítima foi imobilizada na prancha rígida e colocada na maca cesto para iniciar a retirada do local.


Bombeiros e mateiros trabalharam no resgate (Foto: Divulgação)

A equipe retornou pelo mesmo percurso da ida, gastando 3h40 de caminhada, dentro da mata e tendo que transpor áreas alagadas e um rio para conseguir levar a vítima até a viatura. Às 6h deste sábado, a vítima foi entregue ao Hospital Irmã Aquilina, em Caracaraí. Segundo a corporação, durante todo o percurso a vítima permaneceu consciente e falando com o grupo de resgate.

Publicidade