Bombeiros resgatam homem que bateu a coluna em mata de difícil acesso - Folha de Boa Vista
OPERAÇÃO DE RESGATE
Bombeiros resgatam homem que bateu a coluna em mata de difícil acesso
Equipe da corporação contou com o reforço de nove mateiros para chegar ao local onde estava a vítima. Caminho tinha área alagada e rio que forçou a equipe a nadar para chegar à localidade do acidente
Por Folha Web
Em 14/05/2022 às 17:30
Equipe demorou mais de três horas para chegar ao local onde estava a vítima (Foto: Divulgação)

Os bombeiros da 1ª Companhia de Caracaraí do 2º BPABM (Batalhão de Proteção Ambiental Bombeiro Militar) resgataram, neste sábado (14), um mateiro de 32 anos atingido pela queda de uma peça de madeira, que o derrubou em cima de um tronco de árvore cortada.

Em seguida, o homem bateu a coluna cervical e ficou imóvel do pescoço para baixo, segundo o capitão Raulino Neto, do Corpo de Bombeiros. O acidente aconteceu nessa sexta-feira (14), na região da vicinal 04 do Água Boa, em um local de difícil acesso no Município.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a operação para resgatá-lo iniciou às 21h40 de sexta, quando a equipe foi comunicada do acidente. Imediatamente, com o apoio nove mateiros da região, o capitão Raulino Neto, com o apoio de mais quatro bombeiros e de nove mateiros da região, partiu para a vicinal.

Neto disse que a equipe foi de carro com uma embarcação até um trecho na vicinal e, a partir de lá, toda a equipe foi a pé. “Tratava-se de um local de difícil acesso e além disso a maior parte está alagada, dificultando imensamente o deslocamento com a maca”, disse.

A equipe de resgate caminhou por quatro quilômetros na mata, com cerca de 600 metros alagados e precisou atravessar, nadando, um rio de 20 metros de largura. O resgate levou aproximadamente 3h20 até chegar ao local onde estava a vítima.

Os bombeiros fizeram a avaliação primária do mateiro e prestaram os primeiros socorros. Em seguida, a vítima foi imobilizada na prancha rígida e colocada na maca cesto para iniciar a retirada do local.

Bombeiros e mateiros trabalharam no resgate (Foto: Divulgação)

A equipe retornou pelo mesmo percurso da ida, gastando 3h40 de caminhada, dentro da mata e tendo que transpor áreas alagadas e um rio para conseguir levar a vítima até a viatura. Às 6h deste sábado, a vítima foi entregue ao Hospital Irmã Aquilina, em Caracaraí. Segundo a corporação, durante todo o percurso a vítima permaneceu consciente e falando com o grupo de resgate.

VÍDEOS RECOMENDADOS
***

Quer o site da FolhaBV com menos anúncios?

Um jornalismo profissional com identificação e compromisso com o regional que fiscaliza o poder público, combate o autoritarismo e a corrupção, veicula notícias interessantes, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. São mais de 50 reportagens todo dia. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

ASSINE A FOLHABV
Gostou?
17
2
Cadastrar-me Enviar Comentário
ANTONIO DE OLIVEIRA disse: Em 15/05/2022 às 13:27:48

"Parabéns aos Bombeiros! Está na hora da corporação ou segurança pública ter no mínimo 2 helicópteros para ajudar nos resgates de vidas , nos combates aos crimes , defesa civil , etc ."