Polícia

Brasileiros são presos após roubarem celular de venezuelano

Na noite dessa terça-feira, 5, dois brasileiros roubaram um venezuelano na rua Delman Veras, bairro Pintolândia, ocasião em que tomaram um aparelho celular da vítima que estava a caminho de sua casa. Ao chegar próximo à Praça Germano Augusto Sampaio ele foi abordado por dois elementos que usavam uma bicicleta de cor vermelha.

O garupa estava armado com uma pistola e foi responsável por descer da moto e exigir o telefone da vítima. Temendo por sua vida, o homem entregou o aparelho e a dupla fugiu. A vítima acompanhou os assaltantes de longe e viu que eles entraram numa residência que fica no bairro Senador Hélio Campos.

O homem abordou a guarnição da PM na rua S-4, relatou os fatos e foi convidado a acompanhar a equipe policial até a rua N-13, endereço em que ele disse ter visto os elementos se refugiarem. No momento da abordagem, os policiais foram informados pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) que a dupla havia pulado o muro da residência ao lado, além de ter jogado objetos para o quintal do vizinho, momento em que os policiais pediram reforço.

Quando foram averiguar, as equipes localizaram os dois suspeitos, sendo um deles adolescente de 16 anos. Questionados sobre estarem naquele local, por não serem moradores da casa, não souberam responder. Quando avistados pela vítima, foram reconhecidos no mesmo instante, inclusive reconheceu a bicicleta vermelha que estava no imóvel ao lado. Os assaltantes deram versões diferentes para o roubo, mas informaram que o celular da vítima estava dentro do quarto da irmã de um deles. O aparelho foi encontrado em cima do guarda-roupas do referido quarto.

Quanto à arma usada, os policiais descobriram que se tratava de um simulacro e foi achado ao lado do muro da casa de um dos elementos, na rua S-13. Munições também foram encontradas no local onde o simulacro estava. O maior confessou que era o piloto da bicicleta enquanto o menor executava os assaltos. Ambos foram comunicados de que seriam conduzidos à Delegacia, considerando que o jovem recebeu voz de prisão e o adolescente foi apreendido.

Na Unidade Policial, a autoridade de plantão lavrou contra os elementos o Auto de Prisão em Flagrante (APF), no caso do jovem, e o Auto de Apreensão em Flagrante por Ato Infracional (AAFAI), em desfavor do adolescente. Na audiência de custódia que aconteceu na manhã de ontem, dia 6, a justiça decidiu pela prisão preventiva do maior. O adolescente foi internado no Centro Socioeducativo (CSE).

Dentre o material apreendido estão seis celulares, um simulacro de pistola e duas facas. (J.B)