Polícia

Busca por corpo de jovem entra no terceiro dia

Equipe do Corpo de Bombeiros não descarta estender o período de buscas por mais alguns dias

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros de Roraima retomaram hoje, 30, as buscas pelo corpo do jovem Pablo Cézar Rufino, de 23 anos, desaparecido nas águas do Rio Branco desde as 04h da madrugada da terça-feira, dia 28.

Os trabalhos já estão no seu terceiro dia e a equipe já cogita estender as buscas para os próximos dias, conforme explica o responsável pela Companhia de Buscas e Salvamento do CBM, Tenente Assis.

“Nós temos um protocolo para realização buscas submersa por três dias, mas isso não significa que vamos encerrar as atividades após isso. Poderemos prorrogar os trabalhos por mais tempo, realizando o que chamamos de busca superficial”, disse.

As buscas, segundo Assis, dependem de duas situações. A primeira delas gira em torno do fator físico da vítima, e a segunda da questão climática.

“Em tempos mais quentes, é comum o corpo submergir mais rápido, no período de 24 horas, além do fato do nível da água [do rio] ser mais baixo, o que facilita o trabalho dos mergulhadores, já o nosso rio não é visível. Nesse período que estamos agora, com o rio cheio, o corpo pode vir a ficar submerso por dois a três dias. Há também a questão do fator físico, ou seja, se essa vítima tiver uma densidade óssea maior, é mais difícil para o corpo submergir”, relatou.

ENTENDA O CASO – Pablo Cézar Rufino, de 23 anos, está desaparecido desde a madrugada dessa terça-feira, dia 28, quando saiu de sua residência em sua motocicleta, levando consigo os documentos pessoais. Um familiar relatou que a vítima andava deprimida nos últimos meses.

O desaparecimento do rapaz foi registro no 1º Distrito Policial. A motocicleta dele foi encontrada na área de balneário do bairro Caçari, no entanto, seus documentos pessoais estavam próximo à ponte dos Macuxis, local onde ele possivelmente teria se jogado.